Porto Velho/RO, 22 Março 2024 23:30:02
Diário da Amazônia

Procurador da República realizou palestra sobre corrupção em PVH

O procurador da República e coordenador da força tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dellagnol, esteve nesta terça-feira (21), em..

A- A+

Publicado: 22/08/2018 às 15h45min | Atualizado 22/08/2018 às 16h39min

Foto: Redetv! RO

O procurador da República e coordenador da força tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dellagnol, esteve nesta terça-feira (21), em Porto Velho para dar uma palestra a convite da Escola de Magistratura de Rondônia (EMERON), sobre o crime organizado e corrupção com o tem “A luta contra a corrupção e as eleições de 2018”, que aconteceu no Palácio das Artes.

Deltan Dellagnol, respondeu as perguntas dos jornalistas em uma coletiva de imprensa realizada antes do início da palestra, onde advertiu a população que este é o momento ideal de fazer valer a democracia e,  acabar com a prática da corrupção.

“Se a população é indignada com a corrupção, este é o momento certo para a gente resolver-lo, pois este é o momento de escolher os nossos representantes, quem vai estar no congresso nacional e são os senadores e deputados federais que podem ou não, aprovar reformas das leis que podem fechar as brechas por onde escorre o dinheiro público. Por isso existe uma grande campanha da sociedade civil para que todos nós elejamos pessoas de acordo com a nossa preferencia partidária, mas que respeite três requisitos básicos: passado limpo, compromisso com a democracia e apoie uma grande reforma anti corrupção”.

A reforma anti corrupção é um pacote de 70 propostas que ataca a corrupção em doze frentes, que foi desenvolvida por mais de 200 especialistas sobre a liderança da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Transparência Nacional como exemplo a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores, recuperação do lucro derivado do crime entre outros.

Muito contundente em suas análises o procurador respondeu vários questionamentos sobre a operação Lava Jato, como a devolução recente de 1 bilhão de reais da Petrobras que foram desviados no decorrer dos anos. Ele ainda defende que para ter êxito no ressarcimento dos cofres públicos é necessário existir reformas que deêm instrumentos legais de atuação, tanto pro judiciário, Ministério Público e reformas mais incisivas que barrem o desvio de dinheiro público.

Sobre a Operação Lava Jato ele explica: “No mundo o percentual de dinheiro que se recupera da corrupção é de menos de dois porcento, a Lava jato extrapolou todos os limites, nós estamos recuperando mais de trinta porcento dos prejuízos causados a Petrobras, são doze bilhões de reais que as empresas se comprometeram a devolver para os cofres públicos brasileiros, e recentemente nós fizemos uma cerimônia, devolvendo aos cofres da Petrobras um bilhão de reais”, Finalizou o procurador.



Deixe o seu comentário