Porto Velho/RO, 22 Março 2024 02:26:12
Diário da Amazônia

Produção de cacau terá mais investimentos no estado

Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará.

A- A+

Publicado: 26/12/2019 às 16h42min

O governo de Rondônia está anunciando, como parte do Plano de Plurianual 2020-2023, investimentos de R$ 2 milhões para revitalização e expansão da lavoura cacaueira no estado, em parceria com a Seagri, Emater, Ceplac, Faperon e municípios. Terceiro maior produtor de cacau do Brasil com 18 mil toneladas colhidas em 2017 em uma área plantada de 11,5 hectares, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia tenta voltar a ser destaque na produção de cacau, tendo em vista que já foi o segundo maior produtor e perdeu o posto para o Pará. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) implementa o Projeto de Revitalização da Cacauicultura, objetivando impulsionar a produção de cacau no estado, que já esteve em 40 mil hectares de áreas plantadas.

Os investimentos anunciados pelo governo será importante para o trabalho de revitalização da cacauicultura que, conforme dados obtidos na Secretaria de Agricultura (Seagri) junto à Comissão da Lavoura Cacaueira, está baseada na utilização do cacau clonal, geneticamente mais produtivo e mais resistente à vassoura de bruxa, que na década de 90 praticamente inviabilizou o plantio de cacau no estado. O cacau clonal é resultado de pesquisas realizadas na Ceplac da Bahia, que passou a ser plantado e cultivado em outros estados, dentre os quais Rondônia. Outra característica do cacau clonal destacada pela Ceplac é que a colheita pode ser feita em tempo menor que o cacau convencional.

Em Rondônia, a maior produção de cacau está concentrada em Jaru, Ouro Preto do Oeste e Ariquemes, mas a lavoura está presente em praticamente todos os municípios. Depois de um período de desânimo, a produção de cacau está sendo retomada com força total. O governo de Rondônia e as prefeituras têm firmado parceria com a Ceplac, por meio de acordos de cooperação técnica, fundamentais para o segmento da cacauicultura rondoniense. A tecnificação da cacauicultura garante mudanças que contribuem para melhorar a produção de cacau. As lavouras cacaueiras formadas por meio de mudas enxertadas permitem a uniformidade do plantio. Além disso, o balanceamento de solos permite a redução considerável do custo de produção.

Fonte: Secom



Deixe o seu comentário