Porto Velho/RO, 22 Março 2024 18:12:24
Diário da Amazônia

Produção de robusta terá área maior

A expectativa é de que nos próximos cinco anos a produção, que atingiu a marca de dois milhões de sacas neste ano, seja duplicada.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 08/10/2017 às 07h25min

A produção de café no Estado deverá registrar crescimento nos próximos cinco anos

Animados com o aumento da produtividade nas lavouras de café robusta em Rondônia, produtores devem voltar a ampliar a área em 2018. Nos próximos cinco anos, a expectativa para a produção – que atingiu 2 milhões de sacas neste ano – seja duplicada. A área de cafezais em 2017 atingiu 83,3 mil hectares, queda de 13,5% em relação ao ano passado, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para o próximo ciclo, porém, a estimativa é de que a área cresça 9,6% no ano que vem para 91,3 mil hectares, conforme projeta o agrônomo Janderson Dalazen, da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO).

Esse incremento se deve à expectativa de plantio de 20 milhões de mudas de café robusta no próximo ano. Em 2017, 14 milhões de mudas foram plantadas no Estado. “Estamos há alguns anos renovando as áreas e à medida que esses pés começarem a produzir a colheita deve crescer de 300 a 400 mil sacas por ano”, estima Dalazen.

O que motivou os 22 mil produtores a ampliar a aposta na cultura foi o aumento da produtividade alcançado desde que o Estado passou a substituir as mudas de café tradicionais pelas de café clonal, mais adaptadas ao clima da região. “Nos últimos cinco anos, a produtividade média saltou de 14 sacas por hectare para 28 sacas por hectare”, informa Dalazen. A média registrada pela Conab no ciclo encerrado em agosto foi de 26,1 sacas por hectare, alta de 40,6% em relação à safra passada.

Entre os produtores que optaram por expandir a produção está Ronaldo da Silva Bento, de Cacoal. Em uma propriedade de 12 hectares, ele mantém 18,5 mil pés de café robusta em metade da área e dedica os outros seis hectares à produção de milho para pamonha. “Eu estava cansado de perder o milho cultivado para as galinhas criadas pelo meu vizinho. Para manter a amizade, decidi aumentar a área usando café clonal”. Na última safra ele colheu 145 sacas por hectare e, em dezembro, ampliará em mais dois mil hectares a área da cultura. (Fonte: DCI)

Produtores rurais buscam a melhoria da qualidade e agregação de valor

Em termos de avanços na melhoria do café, Rondônia está se superando a cada dia para aumentar a qualidade e diferenciação do café robusta produzido na região, o que gera impacto positivo tanto no volume, quanto no valor agregado do grão. Nos últimos seis anos a produtividade média do robusta no Estado mais que dobrou, passando de 9,3 sacas para 21 sacas de 60 quilos por hectare em 2017. Rondônia está inovando especialmente na adoção de tecnologias de pós-colheita, com o objetivo de obter mais rentabilidade e competitividade, além de aumentar as possibilidades de destinar o produto final ao mercado nacional e internacional, em sintonia com a tendência mundial de consumir cada vez mais cafés diferenciados e de melhor qualidade.

Para contribuir com a divulgação dos avanços da cafeicultura no Estado, a revista Cafés de Rondônia (Edição N°2/setembro de 2017) traz como tema “O mundo do café na Amazônia”. A publicação destaca que Rondônia se consolida como o maior produtor de café da Região Norte, quinto maior do Brasil e o segundo da espécie canéfora (conilon e robusta) no País. E que, para ampliar e consolidar sua inserção no mercado de café, investe na capacitação e qualificação do produtor em trabalho conjunto da Embrapa Rondônia e Emater-RO, as quais têm recomendado a adoção de novas tecnologias, bem como boas práticas agrícolas e de gestão das lavouras cafeeiras aos produtores do Estado. Nesse contexto de novas tecnologias, a pesquisa cafeeira está modificando o adensamento e o espaçamento de plantas nas lavouras, e técnicas de condução para viabilizar a colheita semimecanizada, por exemplo. O benefício atingido tem sido uma expressiva redução de custos e aumento da uniformidade na maturação dos frutos.

Assim, a revista Cafés de Rondônia foi produzida pela Embrapa Rondônia como parte de um projeto desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com Governo do Estado de Rondônia, por meio da Superintendência de Desenvolvimento (Suder) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), visando incrementar as áreas ligadas à cadeia produtiva do café. A institucionalização dessa parceria de diferentes esferas de governo tem trazido muitos benefícios diretos ao setor. Desse arranjo institucional destaca-se o programa de pesquisa da Embrapa Rondônia, que tem como foco o desenvolvimento de novas cultivares e híbridos de conilon e robusta com elevado potencial produtivo, e, também, a assistência técnica da Emater, que capacita cafeicultores em tecnologias adaptadas de outros biomas, com o objetivo de promover eficiência, qualidade, viabilidade econômica e social. (Notícias Agrícolas)



Deixe o seu comentário