Porto Velho/RO, 25 Março 2024 14:04:00
Diário da Amazônia

Produtividade é destaque para aumentar a renda do produtor

Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma que a mecanização foi o principal efeito positivo na produtividade da..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/01/2018 às 05h20min

Estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma que a mecanização foi o principal efeito positivo na produtividade da lavoura de café, tanto para a variedade arábica quanto para a conilon. “A Cultura do Café: Análise dos Custos de Produção e da Rentabilidade nos Anos-Safra 2008 a 2017” identificou também tendência para o crescimento de gastos com agrotóxicos. Em Luiz Eduardo Magalhães, Bahia, e Cristalina, Goiás, áreas de cultivo do café arábica, a rentabilidade foi positiva em quase todos os anos analisados.

Na produção de conilon, o comportamento também não foi uniforme. Em Rondônia, de 2008 a 2013, métodos de plantio menos técnicos resultaram em baixa produtividade e prejuízos ao produtor em três dos seis anos analisados. A partir de 2015, com a mudança radical no pacote tecnológico, a tendência se inverteu e registrou-se forte aumento na produtividade e melhor remuneração aos produtores. Já em Pinheiros, no Espírito Santo – principal Estado produtor de conilon – a melhor produtividade e os preços recebidos pelos produtores de conilon foram essenciais para os bons resultados em todos os anos analisados. (Fonte: Conab)



Deixe o seu comentário