Porto Velho/RO, 25 Março 2024 13:31:53
VARIEDADES

Professor e empresário aparecem em vídeo insultando nordestinos

“Essa galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz”, disse rapaz; eles disseram que foi brincadeira de mau gos

A- A+

Publicado: 17/01/2019 às 11h31min

Rapazes alegam que foi "brincadeira de péssimo gosto"

Rapazes alegam que foi “brincadeira de péssimo gosto”

Um professor do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) e um empresário de Belo Horizonte chamaram atenção de internautas ao aparecerem em um vídeo em que os dois supostamente fazem ataques xenófobos aos moradores do Norte e do Nordeste brasileiro.

A gravação foi feita no dia 30 de dezembro de 2018 quando os dois estavam em um bar com um grupo de colegas. O empresário Lucas Paolinelli Campos, sócio de uma empresa de exportação, diz que a partir de agora não vai mais “suportar esse pessoal do Acre, Roraima, do Norte.”

O médico veterinário e professor Vinícius Silveira Raposo completa: “Essa galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz”.

Após a repercussão do vídeo, os rapazes divulgaram uma carta se desculpando pelo ocorrido. No texto, eles alegam que a gravação foi feita durante uma brincadeira de “péssimo gosto” entre amigos e que o comportamento não faz parte de suas condutas.

Nesta quinta-feira (10), o IFMG criticou a postura do servidor e informou que está tomando as providências legais cabíveis em relação ao caso. O Instituto ressaltou, ainda, que “não compactua com nenhuma forma de discriminação, e tem trabalhado incansavelmente na promoção do respeito a diversidade, a discussão das diferenças e na eliminação das diferentes formas de preconceito existentes”.


Confira a nota dos envolvidos na íntegra:

“Vimos, através da presente nota, pedir desculpas e retratar-nos do conteúdo do vídeo gravado em 30/12/2018 e viralizado nos últimos dias.

Em momento algum, tivemos a intenção de agredir verbalmente qualquer pessoa ou grupo de pessoas, tampouco quisemos expressar ali um sentimento de ódio, preconceito, discriminação ou incitação de violência. Nunca foi nossa intenção.

Aludido vídeo foi gravado em uma roda de amigos, e visava uma brincadeira privada, brincadeira essa que, reconhecemos ser infeliz e de péssimo gosto.

Veiculada de forma descontextualizada, tomou proporções inimagináveis, motivo pelo qual, de pronto, a rechaçamos e manifestamos total retratação.

Reiteramos o pedido de sinceras desculpas a todos aqueles que, por qualquer motivo, se sentiram ofendidos com as palavras ditas por nós, que não condizem com as nossas convicções.

Independentemente disso, no entanto, pedimos desculpas a todas as pessoas que de alguma forma foram atingidas pelo conteúdo desse vídeo e expressamos aqui a nossa certeza de que esse tipo de assunto não deve ser motivo de brincadeiras, mesmo que internas.

Confira a nota do IFMG:

“O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)- Campus Bambuí, dentro da sua história de 50 anos, vem a público reforçar o seu compromisso e respeito com a pluralidade do meio acadêmico. Ambiente este que visa a busca pelo conhecimento, nas diferentes formas de aprender e entender o mundo que nos interpõe. Fato primordial para a valorização de um espaço de transformação, que deve ser permeado pelo respeito e pela democracia.

Diante desse contexto, o IFMG não compactua com nenhuma forma de discriminação, e tem trabalhado incansavelmente na promoção do respeito a diversidade, a discussão das diferenças e na eliminação das diferentes formas de preconceito existentes. Estando comprometido com a formação de indivíduos pautados no respeito.

O IFMG esclarece que está tomando as providências legais cabíveis em relação ao fato ocorrido envolvendo servidores de nossa instituição, e reafirma que essa postura não condiz com os preceitos de nossa instituição. Continuaremos lutando por uma educação inclusiva, livre de “amarras” e pautada na ética, moral e civilidade.”



Deixe o seu comentário