Porto Velho/RO, 30 Março 2024 08:38:12
Diário da Amazônia

Porto Velho: Professora da Unir lança livro sobre Gestão Ambiental

A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realizou no último dia 10 o coquetel de lançamento do livro Gestão Ambiental: desafios e..

A- A+

Publicado: 13/10/2014 às 15h24min | Atualizado 29/04/2015 às 01h25min

Pesquisadora da Unir, Madalena Aguiar, lançou seu livro

Pesquisadora da Unir, Madalena Aguiar, lançou seu livro

A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realizou no último dia 10 o coquetel de lançamento do livro Gestão Ambiental: desafios e possibilidades, de autoria da pesquisadora e professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Madalena Cavalcante Aguiar.

O livro é composto por oito artigos que tratam de assuntos variados relacionados à temática central da obra. Cada artigo equivale a um capítulo e os autores são professores da Unir ou pesquisadores estrangeiros ligados ao estudo do tema. “O livro não trata apenas das questões relacionadas ao estado de Rondônia, embora tenha capítulos voltados exclusivamente para essa realidade. Há autores estrangeiros, como os professores Hervé Théry e David Saurí Pujol, e participa também a pesquisadora Núbia Caramello, uma brasileira que está atuando fora do País. Desta forma, pude somar à visão de teóricos atuantes no cenário local observações de âmbito nacional e internacional”, explicou Cavalcante.

Um dos assuntos tratados são os impactos ambientais causados pelas grandes usinas hidrelétricas que têm sido instaladas na região amazônica, desde a década de 1980.

“Observando a instalação de grandes hidrelétricas na Amazônia, desde os anos 80, percebe-se que houve grande avanço na tecnologia das construções. São os casos das usinas do Madeira, que apresentam impactos bastante minimizados se comparados aos de Balbina e Tucuruí, por exemplo. Contudo, nenhuma obra de grande porte consegue se instalar numa região sem apresentar impactos ambientais consideráveis, de forma que a reflexão quanto às formas de gestão ambiental ainda mal se iniciou em nossa região. Há muito, ainda, o que debater sobre o assunto” disse a autora.

Segundo a professora, a obra contou com grande colaboração da prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). “Desde o incentivo à composição do trabalho, passando também por apoio material, pude contar com a Sema, por intermédio do secretário, Edjales Brito, que é um homem antenado com os assuntos relevantes para a área do meio ambiente. Agradeço também à Biblioteca Francisco Meirelles, que está disponibilizando o espaço para o lançamento”, destacou a autora.

O diretor da Biblioteca, Adson Muniz, informou que o lançamento será no auditório, às 19h do dia 10 de outubro. “A Francisco Meirelles abre mais uma vez suas portas para contribuir com a cultura e o conhecimento regional. A discussão sobre gestão ambiental em nossa região é muito necessária, principalmente neste tempo em que comemoramos o centenário da cidade após passarmos pela maior cheia já vista do rio Madeira. Também é importante destacar que o lançamento desse livro é mais um passo dado no sentido de aproximar a Universidade Federal de Rondônia da Biblioteca Municipal. Toda a população da cidade pode colher benefícios dessa parceria”, observou. (AI)



Deixe o seu comentário