Porto Velho/RO, 22 Março 2024 23:17:27
Diário da Amazônia

Professora de Ji-Paraná vence disputa e vai fazer curso no Canadá

O curso acontecerá no primeiro semestre de 2021

Por Redação
A- A+

Publicado: 29/10/2020 às 15h49min | Atualizado 30/10/2020 às 12h14min

Fabiana ficou em 4° lugar na classificação geral para professores do Ensino Médio na Região Norte

A professora Fabiana Aparecida França Santana, da Escola EMTI Alejandro Yague Mayor – Ji-Paraná, Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Rondônia e Pós-graduada em Gestão, Orientação e Supervisão, com Ênfase em Psicologia Educacional, ficou em 4° lugar na classificação geral para professores do Ensino Médio na Região Norte. O programa de aperfeiçoamento é destinado a professores em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica para realizarem curso de aperfeiçoamento promovido pelo Colleges and Instutes CanadaCICan. O curso acontecerá no primeiro semestre de 2021, no Canadá.

O projeto aprovado descreve a prática pedagógica aplicada pela professora nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Médio. A proposta prevê a leitura, análise e recriação de importantes obras literárias brasileiras. Após o intercâmbio, o projeto será aplicado em 2021, em uma Eletiva, disciplina da Parte Diversificada do Currículo da Escola Novo Tempo, modelo pedagógico da Escola Alejandro. Essa disciplina leva em consideração as sugestões e as necessidades acadêmicas dos estudantes que podem escolher aquela que melhor os atende.

Mesmo durante esse período de tantas incertezas para o mundo e principalmente para a Educação, fica claro os esforços e a incansável busca dos professores por melhorias em nossas escolas públicas. A Escola Alejandro Yague Mayor é um exemplo claro disso. A instituição pública vem conquistando importantes feitos em 2020, sendo eles: Índice de Desenvolvimento da Educação-IDEB, nota 6, (o melhor entre as Escolas Públicas da Região Norte), professores com artigos científicos inscritos em eventos nacionais e internacionais, segundo melhor resultado no ENEM 2019, no Estado e agora, com mais esse êxito, levando a qualidade do Ensino Médio Em Tempo Integral das Escolas do Novo Tempo a patamares internacionais.

A notícia foi recebida com grande alegria pelos colegas de trabalho da professora e pela Gestão da instituição e ainda com imensa satisfação pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia – SEDUC, na pessoa do Secretário Suamy Vivecananda, que prontamente atendeu e deferiu autorizando a participação da professora no referido processo.

O modelo da Escola Novo Tempo, em que EMTI Alejandro Yague Mayor está inserida, busca apoiar e ofertar a formação continuada de seus profissionais, garantindo que a transformação do ensino, primeiro nasça do desejo de aprender para, só então, efetivamente, mudar o ensinar.

De acordo com a professora, essa oportunidade é um importantíssimo passo no seu constante processo formativo. Segundo ela, trocar experiências com profissionais da educação de todas as regiões do Brasil e ter contato com as práticas pedagógicas do Canadá, mundialmente reconhecidas como de excelência, é algo que vai marcar sua carreira para sempre. E finalizou afirmando que essa é uma conquista coletiva, uma conquista de toda a equipe.



Deixe o seu comentário