Porto Velho/RO, 26 Março 2024 01:47:58
Diário da Amazônia

Professores dão dicas para fazer uma redação nota 1000 no ENEM

Uma das orientações é não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações

Por Ibahia
A- A+

Publicado: 28/06/2019 às 19h45min

Está preparado(a) para o ENEM 2019? Os professores de redação da plataforma de ensino digital, ProEnem, separaram algumas dicas para você conseguir ter uma redação nota 1000. O exame está previsto para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

1- Não subestime suas ideias e aprenda a fazer associações. A ansiedade sobre o tema da redação tira o sono de muitos estudantes, que temem não saber nada sobre a proposta. Contudo, os temas geralmente tecem sobre fatos da atualidade e raramente algum candidato não vai ter nenhuma noção sobre o que se trata – mesmo que mínima. Para se sair bem é preciso confiar nas próprias ideias e aprender a associá-las com outras disciplinas, como sociologia, filosofia, geografia e história.

2- Planejamento. É preciso ler, entender o enunciado e os textos de apoio – a tarefa fica mais simples se o candidato preserva o hábito da leitura ao longo dos meses de preparo, para exercitar o raciocínio rápido e a interpretação de texto.

3- Organização, ou seja, o esqueleto do texto. O tema, a tese e os argumentos devem ficar claros no texto e também é importante lembrar que toda dissertação tem título, introdução e uma conclusão – um problema comum são as dissertações sem começo, meio e fim.

4- Memorize citações de grandes pensadores e inclua uma na redação – caso faça sentido dentro do texto – mas não esqueça de dar crédito para o autor. Esse exercício ajuda a prender a atenção do avaliador, deixa a discussão mais interessante, além de gerar uma sensação de conhecimento sobre o tema proposto.

5- Saiba elaborar propostas de intervenções – possíveis soluções para o problema tratado. A proposta pode estar no último parágrafo, mas deve ser fundamentada. Os profissionais indicam uma breve retomada a ideia principal, para contextualizar o leitor e, mais importante, indicar como essa mudança seria realizada – é preciso ser realista.



Deixe o seu comentário