Porto Velho/RO, 26 Março 2024 05:54:36
Diário da Amazônia

Professores e estudantes fazem manifestação em defesa da educação

Ato teve início na tarde desta terça (13) na Praça das Três Caixas D'água. Manifestantes protestam contra corte de verba da educação pública

Por G1 RO
A- A+

Publicado: 14/08/2019 às 11h24min

Estudantes e professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) realizam na tarde desta terça-feira (13) uma manifestação em prol da educação pública. O protesto aconteceu até o início da noite na Praça das Três Caixas D’água no centro de Porto Velho.

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no estado (Sintero, além de funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada também estão no local em apoio ao ato.

A movimentação teve início no local por volta das 16h e, segundo os manifestantes, tem como objetivo mostrar descontentamento com medidas tomadas pelo Governo Federal.

“O rechaço ao corte de verbas na educação, a gente também se opõe ao projeto Future-se do Ministério da Educação, que a comunidade acadêmica tem entendido como uma tentativa de privatização completa da universidade, de extinguir a lógica de estar a serviço do interesse público e colocar uma lógica de mercado na universidade”, explica o acadêmico de pedagogia da Unir, Bruno de Oliveira.


Leonilda Simão, presidente do Sintero, reitera que o descontentamento é com medidas tomadas na educação não apenas no ensino superior, mas que também atingem a educação básica.

“Mais uma vez a gente está aqui por causa desse desmonte que está acontecendo na educação pública. Isso tanto na educação básica quando no ensino superior, nos institutos federais. A gente vê que esse projeto Future-se, na nossa avaliação, é um retrocesso. Entendemos que a universidade pública estava avançando, e a gente percebe que o objetivo com o projeto é entregar para a iniciativa privada o ensino superior brasileiro”, conta.

 



Deixe o seu comentário