Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:07:59
Diário da Amazônia

Professores e estudantes realizam aula de campo na Capital

O objetivo da aula de campo foi proporcionar aos estudantes momentos de aprendizados e motivação, focalizando o aprendizado

A- A+

Publicado: 08/10/2019 às 16h11min

Dos dias 04 a 06 de outubro, professores e estudantes dos 3º anos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari, localizada em Rolim de Moura, realizaram aula de campo em Porto Velho no projeto interdisciplinar “Redescobrindo origens na trilha do conhecimento”.

O projeto envolve as disciplinas de Biologia, Língua Inglesa, História, História de Rondônia e Filosofia, sob a coordenação dos professores Arlete Cassol, Roseli Sandri Guimarães Ismail, Sócrates Alves de Oliveira e Vanderson Almeida de Souza, contando também com a participação da professora de Espanhol Rosemeire dos Santos Oliveira, o projeto é desenvolvido a mais de 10 anos pelos professores.

A aula de campo tem o apoio e incentivo do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, que é direcionado aos alunos que estarão participando das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que serão realizadas no próximo mês.

O objetivo da aula de campo foi proporcionar aos estudantes momentos de aprendizados e motivação, focalizando as atenções para o processo de ensino e aprendizado interdisciplinar ocorrido nos espaços visitados durante a aula de campo. Apresentando reflexões contextualizadas sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente, do patrimônio histórico, cultural, arqueológico e geográfico do Estado de Rondônia. Sendo que os estudantes puderam sanar as dúvidas e curiosidades quanto aos aspectos históricos, biológicos, geográficos, linguísticos e sociais dos pontos visitados.

VISITAS

Durante os três dias, os professores levaram os estudantes a conhecerem os seguintes espaços: A Praça das Três Caixas d`água, Museu da Memória Rondoniense, Prédio da Unir Centro, Casa de Cultura Ivan Marrocos, parte da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Mercado Central, Catedral Sagrado Coração de Jesus, Praça Marechal Rondon, Igreja de Santo Antônio, Memorial Rondon, passeio de Litorina, Museu Internacional do Presépio, além de terem uma aula-barco no Rio Madeira com o professor João Herbety Beto Peixoto.

A aula de campo é um importante recurso didático, facilitador das aprendizagens, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem o processo de ensino aprendizado, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento e o compartilhamento de saberes e fazeres entre professores e estudantes.

Para que a viagem e a aula de campo se tornasse possível, a organização dos professores e estudantes foi essencial, uma vez que o custeio veio dos próprios, e o apoio da EEEMTI Cândido Portinari, das instituições acolhedoras durante as visitações e da EEEMTI Brasília que serviu de alojamentos para eles durante estadia de campo em Porto Velho.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia



Deixe o seu comentário