Porto Velho/RO, 21 Março 2024 12:58:41
Diário da Amazônia

Professores se capacitam para atuar no Ensino Médio Integral

O programa se amplia em Rondônia, agora com o nome Novo Tempo – tempo de aprender.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 17/02/2017 às 07h25min

Em regime intensivo desde terça-feira (14), 260 professores, diretores e administradores escolares se capacitam para iniciar o modelo rondoniense de escola com Ensino Médio Integral. As aulas começarão no próximo dia seis de março, de segunda a sexta-feira, em dois turnos, com intervalo de uma hora e 20 minutos para almoço, 40 minutos para lanche, 20 pela manhã e 20 à tarde.

O programa se amplia em Rondônia, agora com o nome Novo Tempo – tempo de aprender. O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) é o parceiro da Seduc n- implantação do modelo.

O seminário esclarece dúvidas: o que implica passar de um modelo parcial para o integral? Como administrar tempo e currículo? – por exemplo.

“Para alguns, 40 horas semanais parecem longo tempo na organização do dia a dia, isso é um desafio, porque estamos na direção de nova escola”, analisa a consultora do ICE, Elizane Mecena.

Funciona assim o modelo concebido com êxito pelo ICE: no 1º ano, instalam-se as escolas; no 2º dá-se a formação continuada e o acompanhamento; no 3º ano ocorre a replicabilidade.

“Ao concluir o Ensino Médio nas escolas de Educação Integral, esse jovem estará mais qualificado para a continuidade da vida acadêmica, da formação profissional ou para o mundo do trabalho”, diz a coordenadora do programa na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Tamara Kasper.

O que é o modelo? Elizane explica: A educação interdimensional compreende ações educativas sistemáticas voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade. (AI)



Deixe o seu comentário