Porto Velho/RO, 14 Outubro 2021 09:01:33
Saúde

Profissionais da saúde voltam a fazer manifestação em favor do PCCR em RO

Profissionais da saúde reivindicam o reajuste dos vencimentos.

Por Redação Diário da Amazônia
A-A+

Publicado: 14/10/2021 às 09h01min

Foto: Reprodução/RedeTV!

Profissionais da saúde voltam a fazer manifestação em favor do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que há 20 anos não passa por reajuste. O primeiro protesto aconteceu no início desta semana, e na última quarta-feira (13), os servidores voltaram ao Edifico Rio Machado onde ficam as instalações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em Porto Velho (RO).

Os profissionais da saúde reivindicam o reajuste dos vencimentos, já que o PCCR está desatualizado e não sofre reajuste há mais de duas décadas. Segundo a classe, a gestão estadual havia feito uma proposta de reajuste de salários, porém o valor do vencimento é irrisório.

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (SINDSAÚDE-RO), Sindicato Dos Farmacêuticos De Rondônia (SINFAR-RO), Sindicato Médico De Rondônia (SIMERO), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia (SINDERON), Sindicato Dos Fisioterapeutas E Terapeutas Ocupacionais Do Estado De Rondônia (SINFITO), Sindicato dos Odontologistas do Estado de Rondônia (SODERON) estiveram presentes durante a manifestação.

Os servidores usaram apitos, tambores e cartazes pedindo respeito e valorização. A manifestação ocorreu de forma pacífica.

O que diz a Sesau

Em nota a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que no dia 11 de janeiro, o Governo apresentou o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Grupo Ocupacional Saúde (PCCR) aos Sindicatos dos trabalhadores da saúde na Assembleia Legislativa de Rondônia, no entanto, os Sindicatos não apresentaram respostas. Com isso, a Sesau os convocou para uma reunião que aconteceu no dia 01/10, onde foi apresentado melhoria salarial com vários aumentos significativos em todas as categorias.

Durante a reunião, foi proposto aos sindicatos a reavaliação da minuta referente ao PCCR como acrescentar, retirar ou adequar, da melhor forma, o que está sendo proposto. Foi realizado junto com os sindicatos a análise salarial atual de todos os cargos, classes e níveis dos servidores, além da análise do percentual de aumento salarial entre os níveis e as classes de cada cargo efetivo. Os sindicatos ficaram de apresentar uma nova proposta.



Deixe o seu comentário