Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:44:57
Diário da Amazônia

Programa inova na gestão do agronegócio em Rondônia

A proposta é abrir caminho para resultados mais expressivos aos produtores rurais do estado.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/03/2020 às 09h40min

Foto: divulgação

Produtores rurais serão capacitados com acesso a ações voltadas à melhoria da produtividade por meio do Inova Agro Rondônia, que trará vertentes de inovação para torná-los mais competitivos na gestão do agronegócio. O programa abrirá caminho para resultados mais expressivos para os produtores rurais e é uma iniciativa idealizada em conjunto pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae/RO).

No início desta semana, o diretor técnico do Sebrae/RO, Samuel Almeida, esteve reunido com o secretário Evandro Padovani para tratar da implementação do programa. Da reunião também participaram Helena Sena, responsável pela pasta do agro extrativismo; Monalissa Pereira, coordenadora de agroindústria familiar; e Renata Esteves da Costa, gerente de segurança alimentar e coordenadora estadual do programa de aquisição de alimentos do governo federal na Seagri. O Inova Agro Rondônia tem em sua estrutura a proposta de atuação direta junto ao empreendedor rural, em diversas dimensões, dentre as quais inovação e tecnologia, gestão da propriedade rural, inteligência de mercado, assistência técnica junto ao produtor, potencialização do ambiente de negócios com acesso a mercados com foco em investimento e custeio.

Segundo Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae, o Inova Agro revolucionará o setor: “Na concepção do projeto, tivemos a preocupação de mergulhar nas necessidades dos produtores rurais e por isso sugiram os eixos estruturantes. Podemos avançar muito no setor produtivo. A Seagri conhece a realidade do agronegócio do estado e vamos conectar as estratégias com o Sebrae na integração das ações e os diversos parceiros que integrarão a iniciativa”, disse.

O programa terá, em sua abrangência de atuação, diversas culturas: peixe; café; leite; cacau; floresta plantada; extrativismo (castanha); horticultura, avicultura e suinocultura sobre uma atuação praticamente em 360 graus, onde milhares de produtores poderão ser contemplados. “O grande segredo é o alinhamento das ações integradas e o Sebrae faz isso com competência. O carro está em movimento, mas com este reforço ele andará mais alinhado e balanceado”, mencionou Monalissa Pereira, da Seagri.

O lançamento do programa será feito durante a Rondônia Rural Show, em maio, mas os trabalhos já estão em andamento, com levantamento de informações prévias e realizações de diagnósticos. Após esta primeira etapa, a capacitação e qualificação será realizada e, por fim, numa sequência mais lógica, serão trabalhadas estratégias de acesso a mercado.

 

Com informações do Sebrae/RO



Deixe o seu comentário