Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 16:10:27
Diário da Amazônia

Programação para atender saúde do homem é reforçada

Com palestras, caminhada, exames e horários especiais de atendimento, a Secretaria de Saúde espera alcançar milhares de pessoas

Por Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA
A- A+

Publicado: 28/11/2018 às 08h44min

Após todas as unidades de Saúde terem se envolvido em atendimentos especiais durante o mês de novembro, a última semana deve ser marcada pela intensificação dos trabalhos relacionados ao “Novembro Azul” da prefeitura no município. Com palestras, caminhada, exames e horários especiais de atendimento, a Secretaria de Saúde espera alcançar milhares de pessoas com a conscientização dos cuidados com a saúde do homem.

Balanço positivo do Outubro Rosa também é divulgado. – Foto: Divulgação

Nesta semana a rede de atenção básica realiza atendimentos em horário estendido nos postinhos de saúde. A intenção é oferecer mais tempo para que os homens, público-alvo da campanha procurem as unidades para realizarem consultas preventivas e também para que os atendimentos sejam realizados em maior número.
Seis postos de saúde irão participar da atividade extra. Além disso, soma na programação uma caminhada ontem, dia 27, às 7h30, com saída da Praça Nossa Senhora Aparecida e chegada na Praça Ângelo Spadari.

Na semana passada foi realizada também uma palestra gratuita para mais de 100 participantes com o urologista Nilton Migiyama, no Centro Especializado em Reabilitação (CER). “Normalmente são as mulheres que levam os companheiros para fazer o exame de próstata. Mas, eles precisam estar atentos: o câncer de próstata é uma doença extremamente silenciosa e quando os sintomas aparecem é porque já está num estado gravíssimo”, alertou.

Também estiveram presentes os médicos da atenção básica, a vereadora Leninha do Povo e o coordenador do CER, pastor Francis Godoy. Na oportunidade foram sorteados prêmios doados pelas empresas Rei do Pano, VIP Cosméticos, Capri e O Boticário.

São identificados cerca de 50 casos de câncer de próstata por ano em Vilhena, mas o número pode ser maior já que mais da metade dos homens nunca consultou um urologista. No entanto, o câncer tem cura quando descoberto nos estágios iniciais.

No mês passado, durante a campanha Outubro Rosa as unidades básicas de saúde do município realizaram 779 exames preventivos, 2.601 testes rápidos, 1.516 exames clínicos das mamas e 98 palestras e reuniões de orientação.



Deixe o seu comentário