BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Projeto à comunidade aborda “Leitura e Debate”

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, na biblioteca do campus do Ifro.

Publicado: 06/05/2019 às 16h14

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Guajará-Mirim, realiza até o mês de junho o projeto “Leitura & Debate – Reflexões”. A ação visa propor uma reflexão atualizada sobre os conceitos e categorias espaço, cidadania, economia e política no atual momento democrático brasileiro a partir do pensamento do geógrafo Milton Santos expresso no livro “O Espaço do Cidadão”. Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, na biblioteca do campus, e são abertos à comunidade.

Os encontros que visam propor uma reflexão sobre conceitos a comunidade em geral. – Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do projeto, professor Fábio Brito, “[…] nossa missão é a incessante busca por uma sociedade com plena consciência cidadã. Uma consciência universal! Uma sociedade consciente de seus direitos e da efetivação do bem comum. É nessa perspectiva que realizamos o Projeto Leitura & Debate, tendo como objetivo a leitura, reflexão e discussão sobre as ideias do Geógrafo Milton Santos”.

Umas das participantes do projeto é a professora de Língua Portuguesa, Elizabete Ferraz. “O projeto nos proporciona conhecer as reflexões de um grande intelectual brasileiro de envergadura internacional. A partir da leitura de Milton Santos, compreendemos que a perda da cidadania é muito mais ampla do que poderíamos imaginar”, disse.
Para a professora de Sociologia, Maria das Graças, o Projeto Leitura e Debate proporciona interação entre os participantes, além de “[…] conhecimento de obras e autores fundamentais para o desenvolvimento do senso crítico e a desnaturalização de modelos de subordinação e exploração do cidadão”.

SOBRE O PROJETO

O projeto Leitura & Debate – reflexões sobre “o espaço do cidadão” de Milton Santos é um convite à reflexão sobre os temas espaço, cidadania, economia e política.

O projeto contemplará tanto a comunidade acadêmica interna quanto externa ao Ifro/Campus Guajará-Mirim. Não obstante, os temas propostos à discussão estão atrelados às competências atribuídas às Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras e Artes para os Ensinos Médio, Técnico e Superior.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: https://debategjm.wordpress.com.

Por Redação

Deixe o seu comentário