BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Projeto ‘Campo Futuro’ é desenvolvido em Ariquemes

O encontro para realização do levantamento da produção de peixe em cativeiro, no município de Ariquemes, ocorreu na manhã da última..

Publicado: 02/07/2019 às 17h58

O encontro para realização do levantamento da produção de peixe em cativeiro, no município de Ariquemes, ocorreu na manhã da última quinta-feira (27) e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Ariquemes,
Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Sindicato Rural, Associação dos Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (ACRIPAR) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

De acordo com o articulador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), Antônio Marcos, neste encontro foi feito o levantamento da produção no município de Ariquemes.

Dilermando Teodoro, presidente do Sindicato Rural, explicou que o projeto visa capacitar pequenos produtores de peixe através de Assistências Técnicas e Gerenciais (ATEG’s), de maneira que os criadores com até cinco lâminas d’água tenham noção exata do custo benefício da piscicultura. “Este é um projeto da CNA, juntamente com o SENAR Nacional, que está se expandindo para o Brasil inteiro, com foco nas assistências técnicas e gerenciais (ATEG’s), exatamente para mostrar a evolução da cadeia produtiva na região. No caso de Ariquemes, esse primeiro painel chamado ‘Campo Futuro’, foi feito para o peixe para mostrar como gerenciar uma pequena produção, identificando o custo e rendimento de cada etapa, desde o alevino até a retirada do pescado para comercialização.” Disse Dilermando.

PISCICULTURA EM ARIQUEMES
De acordo com dados da EMATER, Ariquemes conta com uma área de 2.160 hectares de espelho d’água e uma produção de 12.964 toneladas de peixe e é hoje a região que mais investe na piscicultura. A região já conta com dois
frigoríficos em funcionamento: Zaltana e Pescados do Vale, e apresenta um potencial para mais investimentos no setor.

Por AI

Deixe o seu comentário