Porto Velho/RO, 21 Março 2024 09:47:28
Diário da Amazônia

Projeto de inovação tecnológica mobiliza empreendedores no estado

O Energy Future estimular esta integração do empreendedorismo brasileiro ao setor elétrico.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/02/2020 às 15h15min

Empreendedores rondonienses têm até sexta-feira, dia 28 deste mês, para inscreverem projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e de startups na Energy Future, maior chamada de inovação do setor elétrico brasileiro. O Energy Future é a conexão de soluções inovadoras às oportunidades, um espaço para estimular esta integração do empreendedorismo brasileiro ao setor elétrico, fomentando conhecimento e relações de parceria. A inédita iniciativa reúne grandes concessionárias do país que avaliarão projetos, de acordo com regras próprias da chamada e com os critérios estabelecidos pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL.

O Energy Future foi criado com o objetivo de gerar aos participantes melhorias e aprendizados constantes, bem como filtrar e qualificar os projetos que serão avaliados pelas concessionárias parceiras, levando em conta que a energia movimenta 210 milhões de brasileiros. A proposta também leva em consideração que os novos tempos exigem crescimento e evolução, mas de forma sustentável. Para tanto, o setor elétrico destina mais de 500 milhões de reais em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento todos os anos. O investimento é para que projetos empreendedores tornem o caminho da energia mais seguro e eficiente e, ao mesmo tempo, minimizem impactos.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Energy Future realizou eventos nas cinco regiões brasileiras e cerca de 800 participantes tiveram a oportunidade de esclarecer, presencialmente, dúvidas sobre o processo de inscrição da chamada e conhecer os investimentos em inovação das concessionárias parceiras. O roadshow Energy Future percorreu 13 cidades brasileiras. A série de eventos, que teve como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro, realizou no dia 20 deste mês, em Porto Velho (RO), a etapa conclusiva do projeto, em parceria com a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) e apoio do Senai-RO.

O superintendente do Sesi e diretor regional Senai-RO, Alex Santiago, reforçou a importância da realização do evento na Fiero, a fim de atrair o interesse de startups, empresas e instituições locais. “Trazer o encerramento do Roadshow Energy Future para o Porto Velho evidencia como a Fiero, através de seus braços operacionais Sesi, Senai e IEL, pode apoiar essa conexão das empresas inovadoras e as grandes operadoras de energia para o desenvolvimento tecnológico. Isso pode aumentar as taxas de sucesso dos projetos que serão aprovados no edital, destacou Santiago, acrescentando que a iniciativa busca soluções inovadoras que ajudem a melhorar a geração, transmissão e distribuição da energia no Brasil. 



Deixe o seu comentário