Porto Velho/RO, 19 Março 2024 10:58:53
Rádio Alvorada

Projeto de Lei impulsionará produção de leite em RO

O Projeto de Lei 158/2019 garante crédito suplementar até o valor de R$ 2.646.000,00, com a finalidade de adquirir equipamentos

A- A+

Publicado: 05/09/2019 às 07h31min

Projeto de Lei do governo estadual à produção de leite no estado, junto ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Fundo Proleite em cooperação com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), que pretende atender de forma direta aproximadamente 1.500 produtores rurais, foi aprovado em dois turno, em sessão, nesta terça-feira, 3, no plenário da Assembleia Legislativa.   (mais…)

O Projeto de Lei 158/2019 garante crédito suplementar até o valor de R$ 2.646.000,00, com a finalidade de adquirir equipamentos visando atender às necessidades dos produtores de leite e obter materiais e equipamentos para ajudar no desenvolvimento do desmembramento da granelização do nitrogênio referente ao Projeto Inseminar. Com a aquisição de um caminhão com tanque criogênico com capacidade de 1.000 litros e botijão para armazenamento de sêmen. Além de equipamentos para a produção de silagem como carretas agrícolas forrageiras tipo basculante, distribuidores de calcário e adubo e pás agrícolas traseira.

O projeto pretende atender de forma direta aproximadamente 1.500 produtores rurais inseridos nas Organizações Sociais Rurais (OSR) com o projeto inseminar, grupos informais e parcerias com as prefeituras.

Objetivando proporcionar melhor logística para a distribuição do nitrogênio líquido, acrescer o número de animais geneticamente melhorados, ampliar em 70% a produtividade das vacas dia, aumentar número de beneficiários, com inseminação artificial nas unidades produtores de leite e minimizar perdas do nitrogênio líquido de até 30% durante o transporte.

O projeto será desenvolvido na área de abrangência dos escritórios regionais da Emater-RO; sendo:

Regional Território Madeira Mamoré – Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Regional Território Vale do Jamari – Ariquemes, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho d’Oeste, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo, Buritis e Campo Novo de Rondônia.

Regional Território Central – Ji-Paraná, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraíso e Presidente Médici.

Regional Território do Rio Machado – Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, São Felipe, Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia e Parecis.

Regional Território Zona da Mata – Rolim de Moura, Novo Horizonte do Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia D’Oeste, Alta Floresta D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis.

Regional Território Vale do Guaporé – Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Regional Território Cone Sul – Colorado D’Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia, Vilhena e Pimenteiras do Oeste.



Deixe o seu comentário