Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:50:19
Diário da Amazônia

Projeto Líder debate desenvolvimento turístico em Cacoal

Reunião está sendo realizada no Hotel Catuaí durante todo o dia até quarta-feira.

Por Cacoal
A- A+

Publicado: 26/10/2018 às 10h41min

Desde abril deste ano, mais de 30 pessoas de diversos municípios vem se reunindo mensalmente para discutir e traçar planos de desenvolvimento para a região de Cacoal. A ação faz parte do projeto Líder, desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia, que tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem como líderes nos municípios onde moram. O desenvolvimento turístico foi um dos temas discutidos na terça-feira (23), durante o VII encontro do programa, no Hotel Catuaí.

O consultor do Sebrae, Cláudio Ramos, palestrou sobre o desenvolvimento turístico na região. A ideia é que no decorrer do encontro os participantes elaborem um plano de ação voltado para o turismo. “O objetivo é fazer um plano de forma participativa com pessoas ligadas ao setor público e privado e, ao final, esperamos que esse plano possa ser convergido com os planos de governos e políticas públicas.”, explicou Cláudio.

José Ribeiro da Silva Filho é de Presidente Médici, e participa do projeto. Ele conta que o programa já trouxe ideias para fomentar o turismo; não só no seu município, mas na região. “Quando fui convidado a participar do projeto, não tinha ideia do que seria o programa, mas agora todos os participantes entendem que ser líder é pensar no desenvolvimento regional, e não apenas local. Em Presidente Médici, temos um ponto turístico muito interessante que é o museu arqueológico, e já estamos pensando em um projeto que ligue esse museu a outros pontos turísticos de Cacoal e Ji-Paraná, por exemplo.”, disse José Ribeiro.

O líder indígena Almir Suruí, da etnia Paiter-Suruí, esteve presente no encontro e palestrou sobre a sua experiência como líder.

líder indígena Almir Suruí, da etnia Paiter-Suruí

“Nós trouxemos um pouco a respeito do plano estratégico e de negócios que construímos para a comunidade Paiter-Suruí. Por exemplo, temos aldeias que já estão plantando café de forma sustentável e exportando para a Suíça. Queremos trabalhar em prol do bem comum”, informou Almir.

A facilitadora Cláudia Marcondes diz que, a cada encontro, o grupo tem amadurecido e desenvolvido cada vez mais, entendendo a responsabilidade que cada um tem de representar sua região.

“Eles vão trabalhar na criação do plano de ação que pretendem desenvolver na região. Ao concluírem o trabalho neste encontro, no próximo apresentaremos o plano para a comunidade a fim de que possam saber o que os líderes estão propondo para o desenvolvimento da região.”, finalizou Cláudia.



Deixe o seu comentário