BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Projeto resgata o turismo histórico em Rondônia

O governo de Rondônia atua no sentido de resgatar o sentimento de pertencimento histórico do estado, despertando e incentivando o..

Publicado: 14/11/2019 às 10h00

Foto: Assessoria

O governo de Rondônia atua no sentido de resgatar o sentimento de pertencimento histórico do estado, despertando e incentivando o sentimento de amor pela cultura, pelas pessoas e pelo acervo histórico do estado. Com a criação do primeiro site de turismo de Rondônia (Rondônia Tem Tudo), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) tem incentivado estudantes e professores de várias escolas do estado para conhecerem de perto os pontos turísticos da Capital.

Com esse propósito, um grupo formado por 104 alunos do terceiro ano do ensino médio e 52 professores, do interior do estado, visitou o Palácio Rio Madeira, incluindo as suas instalações, departamentos e secretarias. Um momento único para os estudantes, como o Matheus que pela primeira vez teve a oportunidade de conhecer Porto Velho. “Nós fomos desafiados a escrever uma redação sobre pontos turísticos de Rondônia. Meu tema foi sobre as Três Caixas d’Água e obtive o primeiro lugar. Esse foi um grande presente, conhecer Porto Velho era mais do que esperado”, destacou Matheus Silva, do município de Chupinguaia.

A iniciativa faz parte do projeto “Conheça Porto Velho” desenvolvido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com o Exército Brasileiro. O projeto teve quatro etapas: a formação de professores sobre o turismo histórico e cultural de Rondônia. Após isso, a escolha das melhores redações sobre os pontos turísticos do Estado e premiação aos estudantes classificados. Na visita, os estudantes e professores puderam conversar com secretários e servidores públicos. Os que tiveram as primeiras colocações visitaram o Forte Príncipe da Beira e a capital Porto Velho. “O Forte Príncipe da Beira é um lugar que marca os turistas. Foi por lá que nossa história iniciou, e é a primeira vez que Rondônia realiza um projeto desse nível, capaz de envolver todos os municípios.”, explicou o professor de história, João Herbert.

O coordenador do projeto, Willian Souza, acrescenta que a iniciativa é a longo prazo e contou com o apoio parlamentar do deputado estadual Alex Silva, que destinou verbas para o projeto. “Os visitantes conheceram mais de 12 pontos turísticos da Capital e, graças às parcerias e investimentos, toda a hospedagem e alimentação é fornecida gratuitamente aos visitantes”, ressaltou. Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o objetivo é fazer com que os rondonienses conheçam o estado, de forma que haja meios para isso. “A primeira etapa, em Costa Marques, com a visita ao Forte Príncipe da Beira, reuniu mais de 200 pessoas, foi um evento extraordinário. E é isso que buscamos, investir em nossos jovens, e em projetos para que Rondônia seja uma grande potência turística”.

 

Com informações da Secom RO

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário