Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:20:35
Diário da Amazônia

Proposta avaliação do Mais Médicos

Um grupo de trabalho ou subcomissão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado deverá ser criado, após as eleições deste ano,..

A- A+

Publicado: 13/08/2014 às 12h18min | Atualizado 14/08/2018 às 15h19min

Um grupo de trabalho ou subcomissão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado deverá ser criado, após as eleições deste ano, para visitar instalações e elaborar um diagnóstico sobre o Programa Mais Médicos. Um dos objetivos é sugerir medidas capazes de solucionar, de uma vez por todas, o problema da falta de médicos no País, que motivou o Governo Federal a criar o Mais Médicos. Ao informar essa decisão ontem, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) anunciou que também vai pedir informações sobre o programa para o ministro da Saúde e para os secretários estaduais e municipais de Saúde. Ele quer saber, por exemplo, que tipo de formação tiveram os médicos cubanos que atuam no País.

Para o senador, além da escassez de médicos no interior e em periferias de grandes cidades, a saúde no País sofre também com o mau uso do dinheiro público destinado ao setor e com o sucateamento de equipamentos e prédios.

A falta de saneamento básico é outro fator gerador de problemas para a saúde das pessoas, na avaliação de Mozarildo, que observou que muitas doenças podem ser evitadas se a população consumir água potável e tiver sistema de coleta e tratamento de lixo e esgoto.

Capacitações

O Tribunal de Contas preparou para este mês, por meio da Escola Superior de Contas, uma série de capacitações voltadas aos públicos interno e externo. A programação começa hoje com o curso sobre mensuração de ativos, que segue até sexta-feira na sala II da Escon, em Porto Velho.

Festcineamazônia

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para um dos mais importantes festivais de cinema da região Norte, o Festcineamazônia. Podem concorrer produções audiovisuais com duração máxima de 26 minutos. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.cineamazonia.com/festival/inscricao.

Concurso

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC)  está com inscrições para o concurso público que tem por objetivo preencher sete vagas e formar cadastro de reserva em cargos de analista judiciário (nível superior). São 4 vagas para a área Administrativa,  2 para apoio especializado Medicina e 1 para apoio especializado Odontologia. A remuneração será de R$ 8.118,19. Outras informações no site: www.trt.ieses.org.

Posse

Pelo menos 55 novos agentes penitenciários tomaram posse nesta semana, em solenidade no auditório do Complexo Rio Madeira, em Porto Velho, com a presença da superintendente estadual de Recursos Humanos, Carla Ito; e do secretário estadual de Justiça, Paulo César de Figueiredo.

Aruana

Os novos servidores foram aprovados em concurso de 2010, realizaram academia preparatória em 2013 e agora participarão de uma capacitação em Direitos Humanos, oferecida pela Escola de Assuntos Penitenciários (Esep), para atuar na nova Penitenciária Estadual Aruana, inaugurada no início deste ano, na Capital.



Deixe o seu comentário