Porto Velho/RO, 29 Março 2024 05:55:11
RONDÔNIA

Proteção do meio ambiente em debate

Seminário promovido pela Sedam acontece hoje no Rondon Palace Hotel.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 24/09/2015 às 07h15min

Diminuir o desmatamento e a redução de emissões de gases de efeito estufa serão os temas principais do seminário

Diminuir o desmatamento e a redução de emissões de gases de efeito estufa serão os temas principais do seminário

A adesão de Rondônia à Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta no Brasil resultou na definição de um seminário, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em conjunto com a Casa Civil, que abordará o tema Governança Climática e Redução por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), hoje, a partir das 8h, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

O objetivo é debater propostas com integrantes do primeiro e segundo escalões, e definir as bases do Plano Estadual de Mudanças Climáticas. A Sedam já desenvolve em parceria com o Idesam e a Organização Não-governamental (ONG) Kanindé várias oficinas em regiões diferentes do Estado na busca do nivelamento da sociedade civil para temas relacionados às mudanças climáticas, serviços ambientais e REDD, além de coleta de outras sugestões para inclusão no plano.

A palestra de abertura do evento será desenvolvida pelo Dr. Benedito Antônio Alves – conselheiro do Tribunal de Contas, que abordará o tema “As dimensões da Sustentabilidade na Amazônia”. Benedito é considerado um profundo conhecedor dos aspectos históricos, geográficos, culturais e ambientais do bioma amazônico. Abordando em seus trabalhos, à luz da legislação, os motivos que levam à cobiça internacional pela região, enfatizando o interesse externo pelo Brasil.

A partir das 9h30, na primeira fase do seminário, o secretário-executivo da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta no Brasil, Mário Cenamo, coordenará o painel de debates sobre o papel da entidade, antecedendo à apresentação de experiências de desenvolvimento sustentáveis bem-sucedidas em Rondônia.

Phd dos eua dará palestra

À tarde, a PHD Colleen Scanlan Lyons do GCF – Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta, diretamente do Colorado nos Estados Unidos ministrará palestra com o tema “Rondônia no foco internacional de investimento”; e às 15h, o assessor técnico da Sedam, Eliezer de Oliveira, atuará como facilitador do painel que discutirá a validação das necessidades e das potencialidades dos Programas Estaduais (Plano ABC – PDES – Política de Mudanças Climáticas e REDD).

O Plano Estadual de Mudanças Climáticas definirá a política de apoio ao desenvolvimento social e econômico regional, aliado às ações de redução do desmatamento e mitigação das mudanças climáticas globais.

O assessor técnico Eliezer de Oliveira garante que o mais importante é que todas as propostas discutidas estão em comum acordo com as apresentadas pelos outros Estados da Amazônia.

Projeto controla por satélite práticas de desmatamento

Projeto controla por satélite práticas de desmatamento

PROJETO DEVE INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO

Entre as experiências, serão apresentados os casos práticos do emprego de tecnologia de ponta no Projeto de Carbono Florestal Suruí (PCFS), o primeiro projeto de REDD+ desenvolvido em Terras Indígenas no Brasil e que consiste na proteção da Terra Indígena (TI) Sete de Setembro, divisa dos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

Coordenado pela Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí – representante do povo Paiter-Suruí, o projeto controla por imagens de satélite práticas de desmatamento e emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na área que vive sob forte pressão de desmatamentos, localizada em um dos principais focos do chamado “arco do desmatamento” na Amazônia Legal.
Baseado em quatro eixos temáticos, o projeto intensifica medidas de fiscalização e meio ambiente, segurança alimentar e produção sustentável, fortalecimento institucional e desenvolvimento, mais a implantação do Fundo Financeiro Suruí para gerir os recursos da venda das partidas de carbono.

Serão apresentadas também durante o seminário outras práticas de desenvolvimento sustentável, como os projetos de agroecologia na Resex Rio Preto Jacundá (Rio Terra) e Projeto Recca (Ecoporé), no entorno do município de Porto Velho.

 



Deixe o seu comentário