O Real Madrid continua sendo o clube de futebol mais valioso do mundo, de acordo com o último relatório da consultoria Brand Finance, uma das mais famosas do mundo. Em um contexto de queda econômica e social, causada principalmente pela pandemia de COVID-19, o valor da marca Real Madrid diminuiu 13,8%, para 1,5 bilhões de euros (R$ 8,617 bilhões), mas ainda manteve sua posição como a maior marca.
Agora, se você pudesse utilizar o seu código bônus pokerstars para saber quem é o segundo colocado dessa lista, qual seria sua opção? Um clube da Itália? Ou talvez Inglaterra? Quem fez essa opção, errou. O segundo colocado é o Barcelona, que tomou a vice-liderança do Manchester United.
O resultado que coloca o Real Madrid no ponto do ranking acontece por causa de alguns fatores. Eles expandiram sua oferta comercial lançando uma marca de inovação, o Real Madrid Next , cujo objetivo é trabalhar com empresas iniciantes de tecnologia. O Real Madrid também está aproveitando as redes sociais para aumentar a participação de seus seguidores, com a criação do canal de pagamento por uso da Nação Madridista .
Mesmo na pandemia, o Barcelona conseguiu um aumento 1,4% no valor de sua marca, que já está em 1.4 bilhões de euros (R$ 8,580 bilhões). O Barça teve problemas políticos internos, mas está a caminho de se tornar o primeiro clube da Europa a atingir sua meta de um bilhão de euros em receita anual, graças em parte a licenças e merchandising..
O clube também demonstrou sua disposição de adotar novos conceitos com o lançamento do seu Centro de Inovação e seus planos de fornecer fundos de investimento para projetos de esportes e tecnologia em todo o mundo. No momento, como parte do programa de desenvolvimento do futuro estádio que substituirá o atual Camp Nou, o Barça espera vender os direitos de nome ou título a longo prazo, com o objetivo de garantir mais de 200 milhões de euros.
As 50 marcas de clubes de futebol totalizaram 20,2 bilhões de euros antes da chegada do COVID-19. Embora o impacto final da pandemia no setor ainda não possa ser garantido, o ranking de 2020 já mostra uma clara tendência negativa e as 50 marcas hoje totalizam 19.468 milhões, quase 500 milhões a menos que em 2019
“O futebol foi um produto da revolução industrial e é justo dizer que o jogo moderno é um produto da globalização. Após a crise dos coronavírus, o futebol enfrentará vários desafios. O dano total ainda não foi totalmente desenvolvido. e não está descartado o número de vítimas, clubes que vão à falência ou mudança de propriedade “, diz um trecho do relatório.
Confira o ranking dos dez clubes mais valiosos do mundo:
1.Real Madrid – R$ 8,617 bilhões