Porto Velho/RO, 25 Março 2024 11:44:55
Diário da Amazônia

Quase 5 milhões de quelônios no Guaporé

A Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale – RO) fará neste domingo a soltura de 4,5 milhões..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 07/12/2019 às 08h45min | Atualizado 07/12/2019 às 09h32min

Foto: divulgação

A Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale – RO) fará neste domingo a soltura de 4,5 milhões de quelônios de tartarugas e tracajás, como forma de repovoamento do rio Guaporé. Esse número será recorde mundial nunca antes alcançado.

A ação será em uma das praias, no habitat natural das espécies. Conforme o ambientalista Zeca Lula, a meta era soltar de uma só vez, oito milhões de exemplares, mas o rio subiu rapidamente e cerca de três milhões de filhotes nao tiveram como sair das covas.
Essa atividade é regularizada e autorizada na forma legal. A Ecovale-RO realiza o projeto a quase 20 anos. A tartaruga faz parte da cadeia alimentar de várias espécies do rio Guaporé, e que a preservação ajudará a manter o ciclo de vida não apenas das tartarugas, mas de todas as espécies aquática da região.
Além da comunidade quilombola, o projeto tem parcerias com instituições que também tem interesse na preservação das vidas do Vale do Guaporé.



Deixe o seu comentário