Porto Velho/RO, 16 Outubro 2021 09:55:24

José Luiz

coluna

Publicado: 16/10/2021 às 06h00min | Atualizado 16/10/2021 às 09h24min

A- A+

Queda de 50% no consumo da carne em Rondônia 

Conforme frisa o empresário do ramo de frigoríficos, no estado Leonel Bertolin, nos últimos dois meses o consumo da carne bovina caiu..

Conforme frisa o empresário do ramo de frigoríficos, no estado Leonel Bertolin, nos últimos dois meses o consumo da carne bovina caiu 50%, enquanto que as carnes de frangos e suínos obtiveram um crescimento na preferência dos consumidores em torno de 49%. Essa retração no consumo da carne bovina deve-se de acordo com o empresário, ao custo da arroba do boi gordo, assim como aos baixos salários que não acompanham a inflação que está batendo na casa dos dois dígitos.

Peixe em queda!

Nas gôndolas dos supermercados e feiras livres, o preço do peixe também está salgado, principalmente o tambaqui e pintado, espécies produzidos em cativeiros na região. A explicação para os valores dos pescados alcançarem também as estratosferas, facilitando os consumos das carnes de frango e suínos, cuja maioria vem do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, está no preço da ração que têm em suas composições milho e soja.

Feijoada salgada!

O churrasco naturalmente vem sendo dispensado nos finais de semana pelos consumidores, urbanos e rurais, nos restaurantes e churrascarias consultadas, o rodízio perdeu espaço para o consumo de alimentos por quilo. Também aquela feijoada, aos sábados recheada com produtos, tais como, pé, costelinha, orelha, rabo, pele, torresmo, lingüiça calabresa, charque e couve refogada e outros ingredientes, também está em processo de redução nas casas especializadas. Os preços dos produtos estão salgados!

Aguardando a Ministra

Os organizadores do III Fórum Rondoniense de “Responsabilidades compartilhadas entre o setor privado e público para manutenção da zona livre aftosa sem vacinação” que ocorrerá no próximo dia 30 de outubro no Parque de Exposições Hermínio Victorelli em Ji-paraná, aguardam com expectativa positiva a presença da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina na abertura do evento. Com uma ampla programação, o evento tem como objetivo envolver o setor público e privado na manutenção de Rondônia como área livre de febre aftosa.

 Agro-presente!

Salatiel Rodrigues, presidente da Organização das Cooperativas de Rondônia (OCB), vê com entusiasmo o movimento liderado pelo Ministério da Agricultura e o setor cooperativista para desenvolver em termos comerciais beneficiando os pequenos e médios produtores rurais, o projeto “Agro-presente”. Acompanhado por um grupo de técnicos do Ministério da Agricultura, Salatiel visitou vários municípios levando a idéia que fora bem recebida pelos produtores rurais.

 Pé na estrada!

Cumprindo uma vasta programação sobre a produção de café em Rondônia, assim como acompanhar os preparativos para a visita da Ministra da Agricultura, ao estado, o Secretário de Agricultura Evandro Padovani, vem se desdobrando para dar conta do recado, sem deixar a peteca cair. Neste final de semana tem evento em Cacoal e na sequência a visita da Ministra Teresa Cristina. O campo não pode parara!

 Finalizando

Para fugir da crise o melhor é esquecer que ela existe. Não olhe para trás, siga em frente, que um dia essa onda vai passar!


Deixe o seu comentário

sobre José Luiz Alves

Colaborador do Diário da Amazônia - José Luiz Alves, é jornalista. Apresenta aos sábados das 6h às 8h na Rede Tv Rondônia! o programa Campo e Lavoura, com informações ao homem do campo e produtores rurais, em cadeia com seis emissoras de rádios para todo o Estado de Rondônia.