Porto Velho/RO, 28 Março 2024 22:58:02
Diário da Amazônia

Queimadas em Ouro Preto deixam a região com nuvens de fumaça

Moradores reclamam que a fumaça tem ocasionado problemas na respiração

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 08/09/2020 às 12h35min | Atualizado 08/09/2020 às 19h57min

O fogo tem destruído parte da vegetação na região (FOTO: Welika Leite)

Quem passou pelas proximidades da região da cidade de Ouro Preto, sobretudo neste feriado de 07 de Setembro, terça-feira, se deparou com o céu esfumaçado, isto por causa das frequentes queimadas que tem ocorrido no entorno da cidade.

Respiração

A umidade relativa do ar tem ficado, na região, no últimos dias, com a minima de 10% e a máxima de 47%, segundo dados do Clima Tempo, o que é um percentual bem abaixo do que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como seguro – que é acima dos 60%. Este fator aliado à fumaça tem feito as pessoas enfrentar surgimento e agramento de problemas respiratórios.

O fogo tem sido ateado durante à noite e tem posto em risco os veículos que trafegam pelo local (Foto: Welika Leite)

“Nós últimos dias o pessoal aqui em casa tem, inclusive eu, temos sentido a garganta ficar rouca e o ar ficar mais difícil para respirar. A gente olha para as regiões dos morros e só vê a fumaça cobrindo tudo. As pessoas que fazem isso [praticam as queimadas] não tem um minimo de preocupação com o próximo. Eu fico pensando no quanto as pessoas mais idosas e as crianças têm sofrido nesse período”, lamentou uma moradora.

Queimadas

Uns cinco quilômetros antes de chegar a Ouro Preto, isto para quem está à cidade a partir de Ji-Paraná, podem ser vistos, em ambas as margens da BR-364, os rastros deixados pelas chamas com pastagens e árvores queimadas.

As pessoas que passam pela BR tem relatado que as queimadas tem ocorrido sempre no período noturno.

“Se são propositais, acidentais ou criminosas não se sabe, mas fato que é que nalguns casos até coloca o trafego pela rodovia em risco, pois as chamas são altas e um descuido por ocasionar um sinistro”, lamentou José Meira, motorista que estava passando pela região.

Queimadas estão ocorrendo à beira da BR-364 (FOTO: Welika Leite)

Turismo 

“A gente subiu lá no morro da Embratel para olhar a paisagem, mas pouco pudemos ver, porque a fumaça atrapalhou. Foi uma viagem perdida que fizemos”, lamentou Max Douglas, morador de Ji-Paraná que foi à região em busca se ver a paisagem com a família.



Deixe o seu comentário