Porto Velho/RO, 24 Março 2024 15:16:36

Editorial

coluna

Publicado: 22/06/2019 às 10h46min

A- A+

Queimadas preocupam: Para quê tanto fogo?

Este ano será crítico para as queimadas. Ainda estamos em junho e o que se vê são fumaças espalhadas por todos os lados; e todos os..

Este ano será crítico para as queimadas. Ainda estamos em junho e o que se vê são fumaças espalhadas por todos os lados; e todos os dias. Apesar do rigor da lei, e das conseqüências que o fogo trás, ainda assim, muita gente prefere limpar suas áreas com as queimadas. Nenhum país queima tanto de forma provocada como no Brasil. As queimadas são provocadas pelo setor agrícola como forma de limpeza de terrenos, cultivos e plantações de pastos. Método substituível por limpeza mecanizada.

Quando se vê tanto fogo espalhado por aí, temos a certeza que está faltando equipamentos para a agricultura. No sudeste do País, onde até as micropropriedades tem seus tratores e implementos, a agricultura é mais produtiva e não tem registros de queimadas na mesma proporção que o Centro-Oeste e o Norte (Amazônia).

As queimadas geram para os causadores grandes multas. Para o meio natural, causa sérios danos. Para o meio produtivo, grandes prejuízos quando atinge áreas produtivas. Entre as principais conseqüências estão: aumento da liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global; destruição de habitats naturais; erosão no solo; aumento do buraco na camada de ozônio; perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações; poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas; extinção de espécies (fauna e flora); e destruição de infraestruturas.

Nem todas as queimadas são provocadas. Tem aquelas que ocorrem por fenômenos naturais como as descargas elétricas (raios) e reflexão de vidros, e aquelas acidentais com faíscas de fogos que vem de outros fatores, embora a ação do homem seja a causa principal das queimadas.

Outro problemão causado pela prática é que o fogo alastra-se com grande velocidade. Quando perto de florestas podem destruir rapidamente quilômetros de áreas verdes que se tornam improdutivas e este é apenas um dos prejuízos que as queimadas causam ao meio ambiente. Quando perto de casas, galpões e outras infraestruturas, deixam prejuízos muitas das vezes irreparáveis. Portanto, queimada só em ultimo caso, com aceiro, informando as autoridades que fazem o controle e autorizam, e mobilizando a vizinhança.


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas