Porto Velho/RO, 25 Março 2024 05:24:44
Diário da Amazônia

Quem for podre que se quebre!

A participação do Deputado estadual eleito Sargento Eyder Brasil na reunião das Escolas de Samba de Porto Velho, foi o sinal, de que,..

A- A+

Publicado: 29/11/2018 às 07h17min

A participação do Deputado estadual eleito Sargento Eyder Brasil na reunião das Escolas de Samba de Porto Velho, foi o sinal, de que, pelo menos na Assembleia Legislativa de Rondônia, as agremiações carnavalescas poderão contar com um deputado na defesa das suas reivindicações.

*********
Pelo discuso do Deputado, o apoio a cultura não se restringirá apenas às escolas de samba e ao movimento carnavalesco, ele se propõem a ser a voz de todo segmento cultural dentro da ALE e em especial, na defesa da construção da Cidade da Cultura no Parque dos Tanques.
*********
Pela primeira vez, desde quando me entendo como colunista cultural em Rondônia, um parlamentar estadual procura a Federação das Escolas de Samba se propondo a apoiar a cultura carnavalesca da capital Porto Velho.
*********
Essa promessa foi feita durante a campanha, quando a FESEC convidou os candidatos a deputado estadual para um debate que aconteceu na Biblioteca Francisco Meirelles. O Sargento compareceu e se comprometeu a ser a voz da comunidade do samba perante o governador Coronel Rocha.
*********
Dos candidatos que compareceram àquela reunião Luciana Oliveira, Palitot e se não me engano o Márcio Miranda o único que foi eleito foi o Sargente Eyder.
********
Ele bem poderia ficar apenas com o comparecimento naquela reunião, porém, na noite da última terça feira 27, lá estava ele participando da reunião da Fesec se comprometendo a apoiar as escolas de samba de Porto Velho no próximo carnaval. E mais, garantiu que vai lutar para que a Cidade da Cultura seja construída o mais breve possível. É assim que se faz Sargento. Nota MIL com louvor pela sua atitude.

********
Por falar em reunião da Fesec, ficou decido que as escolas de samba terão que apresentar o samba gravado em estúdio, o mais tardar, até o dia 15 de dezembro. Essa sugestão foi do GRES Acadêmicos da Zona Leste e foi aceita pela direção da Federação e pelos representantes das escolas de samba. Teve alguém que resmungou, mas, depois concordou.

********
Antigamente quem bancava a gravação dos sambas das escolas de samba era a Fesec, agora cada escola tem que arcar com o pagamento do estúdio, arranjador, músicos e interpretes. Não é fácil.
*********
lembrando que a Zona Leste vai promover o lançamento do seu samba na próxima sexta feira dia 30, na Associação Guadalupe a rua Mamoré entre a Amazonas e a Raimundo C antuária.

*********
O Hino da Verde e Rosa da Zona Leste, é de autoria do compositor Ciganerey que também gravou como intérprete. Tudo no Rio de Janeiro. Isso explica, porque a presidente da escola colocou na reunião, que as demais escolas têm que entregar o samba gravado em CD até o dia 15 de dezembro. Ela está certíssima.

*********
Tanto que ontem mesmo, a equipe do carro de som da Acadêmicos do São João Batista correu para o estúdio do Alkbal procurando agilizar a harmonia do samba enredo para o carnaval de 2019, assim como marcar o dia da gravação. O carro de som da São João Batistas conta com os seguintes interpretes: Principal Claudionor Roca (Banana Split), Thiago Paiva e Silvinho Santos mais as Back Vocal femininas. O mestre da bateria é o Cibalena. O samba (letra e música) é de autoria do Sílvio M. Santos com a harmonia do maestro Alkbal o cavaquinho é do Walcir Nonato e o presidente da escola seu Alberto Rodrigues o Pai Beto.

********
Quem for podre que se quebre!
*********

O Campus da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ariquemes será palco de diversas atividades que farão parte do IV Festival UNIR Arte e Cultura, no período de 28 a 30 de novembro. Haverá declamações poéticas, peças teatrais, monólogos, exposições fotográficas e oficinas.



Deixe o seu comentário