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Rádio Alvorada chega aos 42 anos sem perder essência informativa

A rádio foi inaugurada em 1978, e foi a segunda do estado de Rondônia e a primeira do interior, no eixo da BR 364

Publicado: 13/10/2020 às 14h44

A Rádio Alvorada completou, nesta última segunda-feira (12), os seus 42 anos interruptos de atividades radiofônicas. Embora não tenha podido se fazer uma festa como dês costume, a data é um marco importante a ser comemorada pela emissora que mantém sua relevância mesmo ao longo de todo esse tempo em operação.

A Rádio operou durante 40 anos no AM, e agora já faz dois anos que está operando no FM.  “A mudança, infelizmente, encurtou nosso alcance que antes era de 80 quilômetros circulares, atingindo toda a região central e cidades de outras regiões do estado e também do Mato Grosso, mas essa mudança não reduziu nossa relevância”, disse Fábio de Souza, apresentador do programa jornalístico Alvorada Ao Vivo e do programa esportivo, Panorama Esportivo.

Essência

A emissora, desde o começo, nos idos de 1978, sempre primou em “tocar” informação, seja ela de cunho político, econômico ou particular, e isso é que mantém a rádio ativa, operante e relevante.

“Na época, aqui na região, nós éramos uma espécie de telefone e de correios das pessoas, pois era através de nossas programações que informávamos as pessoas a respeito de estado de saúde de seus parentes, líamos recados de visitação que alguém da cidade faria a amigos e/ou parentes nos sítios para que estes se preparassem para a recepção. Há muitas histórias dessa natureza que ouço dos mais antigos que passaram por aqui”, ponderou Marcos Nery que hoje é o colaborador mais antigo da casa, tendo 24 anos de trabalhos prestados na emissora.

Mudança

Há dois anos, com o decreto governamental, as emissoras que eram AM precisaram migrar para o FM.

“Essa mudança nos trouxe para um campo de concorrência mais acirrada com as demais emissoras da cidade, mas estamos nos distinguindo. Ao invés seguir aquela toada musical que normalmente uma FM tem, optamos por manter nossa pegada informativa e assim temos mantido uma boa cifra de ouvintes. Agora estamos também fazendo transmissões via redes sociais, o que faz com que cheguemos às pessoas que estão mais envolvidas nesse meio tecnológico”, ponderou Denis Marques, gerente da Rádio Alvorada.

Por Fernando Pereira Diário da Amazônia

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