Porto Velho/RO, 23 Março 2024 01:19:42
Diário da Amazônia

Ratos machos podem se reproduzir após viagem ao espaço

A humanidade pode um dia se reproduzir no espaço? Ratos machos que passaram mais de um mês na Estação Espacial Internacional (ISS)..

Por Istoé
A- A+

Publicado: 26/09/2019 às 10h58min

A humanidade pode um dia se reproduzir no espaço? Ratos machos que passaram mais de um mês na Estação Espacial Internacional (ISS) tiveram sucesso em seu retorno à Terra, segundo um estudo de cientistas japoneses.

Até agora, algumas indicações apontavam que passar tempo no espaço poderia afetar negativamente o sistema reprodutivo de mamíferos machos. O esperma de ratos congelado por nove meses a bordo da ISS foi alterado pela radiação e o número de espermatozoides dos ratos que passaram 13 dias em órbita registrou queda.

Desta vez, a nova pesquisa examinou 12 ratos machos que passaram 35 dias a bordo da ISS em gaiolas.

Alguns deles experimentaram falta de gravidade e outros foram colocados em gaiolas projetadas para lhes oferecer gravidade artificial.

Ao retornar à Terra, os pesquisadores usaram o esperma dos ratos para fertilizar os óvulos de fêmeas que não estiveram no espaço e descobriram que os roedores astronautas tiveram filhos sem problemas de saúde.

A equipe, liderada por Masahito Ikawa, professor da Universidade de Osaka, também não detectou danos nos órgãos reprodutivos dos ratos que viajavam para o espaço nem nos de suas crias.

“Concluímos que uma curta estadia no espaço sideral não causa danos fisiológicos aos órgãos reprodutores masculinos, na função espermática nem na viabilidade procriadora”, diz o estudo publicado no Scientific Reports.

Pesquisas médicas já mostraram no passado que as viagens espaciais têm vários efeitos negativos sobre a saúde, como perda de massa muscular e óssea, além de mutações celulares causadas pela exposição à radiação.

Outros estudos anteriores analisaram os efeitos das viagens espaciais nos sistemas reprodutivos de outros animais, como ouriços do mar e aves, mas este é o primeiro a ser analisado em detalhes em mamíferos.



Deixe o seu comentário