Porto Velho/RO, 26 Março 2024 15:16:43
Diário da Amazônia

Reajuste na conta de energia gera onda de protestos em Rondônia

A Federação das Industrias do Estado de Rondônia diz que reajuste desestimula a retomada do crescimento

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 14/12/2018 às 06h00min | Atualizado 14/12/2018 às 07h37min

Contra o aumento médio de 25,34% determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a tarifa de consumo energético em Rondônia tomou conta do estado. O segmento empresarial (indústria, comércio e serviços) se manifestam em protesto contra o que consideram um abuso e um desrespeito à população do estado.

Entidades de classe, políticos e os consumidores (por meio de um abaixo-assinado on-line) estão mobilizados. O deputado Léo Moraes, além de se manifestar na tribuna do Parlamento, esteve reunido com dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, que se comprometeram em ajuizar uma Ação Civil Pública contra a Aneel. Na Assembleia Legislativa, deputados estaduais se manifestaram contra o aumento e criticaram o percentual anunciado para Rondônia.

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) emitiu nota criticando o aumento na tarifa de energia elétrica no estado, argumentando que trata-se de um percentual desproporcional que contribui para desestimular os setores produtivos rondonienses.

“O setor produtivo não pode arcar com a ineficiência da gestão das companhias distribuidoras de energia e aceitar, em um ano de inflação na ordem de 4 por cento, aumento em um dos principais insumos, representando em muitas atividades industriais cerca de 30 do custo total de produção”, diz a nota.

A diretoria da Fiero evidenciou indignação com os índices apurados na revisão da tarifa de energia elétrica autorizado para Rondônia pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destacando que a sociedade rondoniense, o setor produtivo e a classe política precisam encontrar meios de encaminhar a resolução desse problema da melhor maneira possível.

Em nota, a Fiero destaca que Rondônia não pode continuar sendo um estado que gera energia para abastecer 40 milhões de brasileiros e, paradoxalmente, ter sua população castigada com a mais elevada tarifa do território nacional.

Ainda de acordo com a nota, a Fiero acentua que o consumidor e o setor produtivo de Rondônia não podem ser penalizados pelos problemas decorrentes de políticas errôneas adotadas para o setor elétrico. O Procon-RO deu o prazo de cinco dias para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresente justificativas, mencionando que o aumento contraria o Código de Defesa do Consumidor.



Deixe o seu comentário