Porto Velho/RO, 20 Março 2024 05:48:20
RONDÔNIA

RECAPEAMENTO – Prefeitura amplia pacote pela avenida Farquar

O pacote, com conclusão prevista para junho de 2021, contempla mais de 30 vias entre principais e secundárias

A- A+

Publicado: 22/03/2020 às 21h03min

Divulgação

Moradores e comerciantes da região central da cidade acompanham com otimismo e entusiasmo a evolução dos serviços de recapeamento de 64km de vias que estão sendo feitos pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Serviços Básicos.

A execução do pacote por meio de uma empresa terceirizada está sendo possível graças ao trabalho de articulação do prefeito Hildon Chaves, que ao final do ano passado, garantiu o repasse de R$ 32 milhões oriundos de emenda da bancada federal, complementando o valor com recursos próprios do município para um investimento na melhoria da infraestrutura urbana de aproximadamente R$ 37 milhões.

A presença das máquinas foi notada por Edgley Johns Figueiredo Cuellar Junior, assistente de vendas de uma loja de roupas localizada à avenida Farquar, trecho entre a avenida 7 de setembro e João Alfredo, onde o trabalho de preparação para a pavimentação começou na segunda-feira (16).

“O asfalto da avenida já estava bastante deteriorado, a falta de um acesso adequado acabava interferindo até na movimentação de clientes. Foi muito bom chegar na loja e encontrar o maquinário trabalhando”, disse ele.

Nesta fase inicial, a empresa realiza a fresagem da via, que consiste no corte de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico por meio de processo mecânico através de um equipamento denominado fresadora. Em pavimentos com ocorrência de trincamentos, é importante executar a fresagem como uma ação preventiva, pois dessa forma evita-se que a água penetre no pavimento ocasionando o aparecimento de buracos, principalmente durante o período chuvoso, garantindo qualidade e durabilidade.

O serviço será executado em partes para que o tráfego na avenida não seja suspenso. A previsão é de que no sábado (21) a primeira parte da avenida receba a nova camada de asfalto.

Conforme o pacote, a Farquar será recapeada até a avenida dos Imigrantes, no bairro Nacional. Finalizado o serviço neste ponto, a frente de trabalho segue para a Presidente Dutra, trecho entre 7 de Setembro e rua Padre Moretti. O objetivo da Prefeitura com o recapeamento é dar a devida manutenção nas vias asfaltadas, recuperando a qualidade da malha de forma que os recursos já investidos no passado não sejam desperdiçados, já que o pavimento asfáltico, ao longo de sua vida útil, sofre um desgaste imposto tanto pelo tempo (oxidação do ligante) como pelas cargas dos veículos que trafegam sobre o mesmo.

O pacote, com conclusão prevista para junho de 2021, contempla mais de 30 vias, entre elas as avenidas Farquar, Jatuarana, Presidente Dutra, Amazonas, Rio Madeira e Pinheiro Machado e as ruas Cabo Verde, Gonçalves Dias, José Bonifácio, Euclides da Cunha, Atlas, Martinica, Esron de Menezes, Orion, Jacobina, Maringá, Ibotirama, Cabedelo, Ponto Coqueiro, Santa Elvira, Aracari, Ponta Negra, Tenreiro Aranha, Brasília, Salgado Filho, Getúlio Vargas, Pau Ferro, Almirante Barroso, Buenos Aires, Daniela, Andréia, Governador Ari Marcos e Ananias Ferreira.

Fonte: Comdecom


Deixe o seu comentário