Porto Velho/RO, 21 Março 2024 17:30:21
Diário da Amazônia

Porto Velho: Recuperados 80% dos pontos de iluminação pela Emdur

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) produziu um relatório sobre as atividades realizadas de setembro de 2013 a setembro..

Por DA ASSESSORIA
A- A+

Publicado: 09/10/2014 às 13h20min | Atualizado 25/04/2015 às 19h10min

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) produziu um relatório sobre as atividades realizadas de setembro de 2013 a setembro de 2014. Cópias foram apresentadas ao Gabinete do Prefeito, ao Tribunal de Contas do Estado, ao Ministério Público Estadual e à Câmara dos Vereadores. O documento apresenta, entre outros itens, a quantidade de mais de 24 mil pontos apagados da rede de iluminação pública repostos no município, abrangendo a zona urbana, distritos e comunidades rurais.

De acordo com Gerardo Martins, diretor-presidente da Emdur, havia grande acúmulo de pontos apagados por conta da paralisação da empresa durante grande parte do ano de 2012 e do ano de 2013. “Em 2012, por causa de ações movidas pelos órgãos de controle contra a empresa, e também por causa da transição da diretoria, quase não houve reposição da iluminação pública”, disse o diretor.

Ele adiantoui ainda que no ano passado somente a partir de setembro a Emdur pôde iniciar os serviços de reposição, porque as ações na Justiça não permitiam a realização do trabalho e nem que a empresa adquirisse material.

Assim, tudo o que realizamos foi apenas na extensão de um ano, quando nos foi possibilitada a recuperação das ações da empresa. Martins informou também que ao assumir a Emdur os primeiros levantamentos apontavam que cerca de 60% da rede pública se encontrava apagada. Levando em consideração a informação da Eletrobras de que existem 30 mil pontos de iluminação pública no município, com as 24 mil manutenções, a Emdur já repôs 80% da rede.

O documento apresentado pela Emdur, não apenas aponta o que já foi realizado, mas também informa sobre as futuras ações no sentido de concluir o projeto de reposição dos pontos apagados. Martins afirmou também que a partir de 2015, Porto Velho estará como as outras Capitais do País, com 95% a 97% da iluminação pública funcionando. Ele explicou ainda que cerca de 85% do trabalho de reposição já foi concluído. Restam pouco mais de 1,4 mil pontos a serem ainda repostos.

Os bairros que ainda não foram atendidos são o Mariana, Cidade Nova, Teotônio, Três Marias, Castanheiras, Cascalheira e Caladinho. Nos distritos foram feitos diversos serviços nos dois últimos meses. Na Ponta do Abunã, equipes da Emdur permaneceram por 25 dias para repor toda a rede pública de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre. Também foram realizados serviços em Jaci-Paraná e Nova Mutum.



Deixe o seu comentário