Porto Velho/RO, 24 Março 2024 22:04:53
Diário da Amazônia

Rede estadual de ensino foi sucesso

Ações desenvolvidas em Cacoal renderam excelentes resultados.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 04/01/2018 às 05h05min

Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal reuniu a imprensa para agradecer a parceria

Comemorar o sucesso alcançado pelas escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza, ao longo de 2017, foi o principal motivo de orgulho da equipe da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cacoal nas tradicionais confraternizações de final de ano.

Na última semana, a CRE de Cacoal reuniu os profissionais da imprensa para agradecer todo o apoio recebido durante todo o ano na divulgação das ações voltadas à educação, fazendo questão de exaltar o êxito de alunos, professores e servidores que se dedicaram em 2017, permitindo que as escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza se destacassem.

Em um café da manhã, a coordenadora regional de Educação Marlene Ceconi apresentou todas as conquistas, seja através de premiações em âmbito municipal, regional, estadual e nacional.

Destaques nacionais

Além da professora Elisângela Suruí (Escola Indígena Sertanista Francisco Meireles), Alexandre Suruí (Escola Indígena José do Carmo Santana), Eliandro Fagundes (Escola Estadual Frei Caneca) e Ângela Maria P. da Silveira Serafim (Escola Estadual Carlos Gomes), que foram destaques nacionais ao conquistarem, respectivamente, o 1º lugar no Prêmio Educador Nota 10, o prêmio “Respostas para o Amanhã, e o 1º e 3º lugares no Projeto Arkos – Campeonato Virtual de Leitura, os alunos da rede estadual de ensino também se destacaram.

Elisângela Suruí conquistou o prêmio nacional Educador Nota 10 e deu mais notoriedade ao estado de Rondônia.

Nota 10

Ao conquistar o prêmio nacional Educador Nota 10, Elisângela Suruí fez com que o nome de Rondônia e a educação indígena ganhassem destaque em todo o Brasil e em outros países.

Foram das escolas estaduais de Cacoal que saíram a campeã dos Jogos Nacionais da Juventude, na categoria judô, Amanda Arraes, o aluno João Paulo Polinski Saturnino (Escola Estadual Cora Coralina), que garantiu a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, assim como Poliana Helena S. Mundel Fantim (9º ano da escola Carlos Gomes) e Gilvan Emanuel Muniz Plaster (7º ano da Escola Estadual Bernardo Guimarães), que conquistaram as medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Já em uma iniciativa do Ministério da Educação, as escolas estaduais Frei Caneca e Antônio Gonçalves Dias garantiram os 2º e 3º lugares no projeto “Pesquisar para conhecer o Aedes aegypti” que envolveu escolas de toda a região Norte do Brasil.

O trabalho

“As nossas escolas nos encheram de orgulho neste ano. Além de serem destaques em premiações e concursos dentro do município de Cacoal, em nosso Estado, alunos e professores levaram o nome de Cacoal e a educação de Rondônia para todo o Brasil. Ver o sucesso que eles estão alcançando só nos mostra que temos feito um bom trabalho e que a qualidade da educação estadual de Rondônia tem atingido os melhores patamares”, destacou a coordenadora de educação.

Trabalho desenvolvido pelo professor Alexandre Suruí, em Cacoal, foi reconhecido e premiado por multinacional

Escolas que foram destaque

E as conquistas não param. Também em 2017, as escolas estaduais de Cacoal foram destaques na Feira Rondoniense de Ciência e Tecnologia – Ferocit, realizada pelo governo de Rondônia em Porto Velho. Além da Escola Indígena Izidoro de Souza Meireles conquistar o 4º lugar na Categoria Ensino Fundamental, com os alunos Sanábria Pamamatig Surui e Priscila Palogon Surui, sob orientação do professor Iakaua Paliot Leite, Cacoal conquistou o 5º lugar na Categoria Ensino Médio com a Escola Indígena Sertanista José do Carmo Santana, através do projeto de Pintura Corporal Paiter desenvolvido pelo Joaton Surui e os alunos Ezequiel Surui e Gelson Suruí. Já o 1º lugar, quem garantiu foram os alunos Sulivan Suruí e Charles Suruí, da Escola Indígena Sertanista Francisco Meireles, que sob o auxílio do professor Cleverson Fernando Silva desenvolveram o projeto “Alisante Natural”. A pesquisa dos alunos sobre o uso de plantas da floresta amazônica para o tratamento e alisamento natural dos cabelos levou os alunos para a etapa nacional da Feira de Ciências, onde atraíram a atenção de muitos visitantes ao estande de apresentação do projeto.

Mais conquistas

Entre as conquistas de alunos da rede estadual em Cacoal está o bicampeonato da judoca Amanda Arraes, nos Jogos Escolares da Juventude realizado em Brasília. A atleta tem se dedicado para fazer parte da seleção brasileira de Judô
Outro destaque foi a conquista da aluna Elen Paula Santos Dias, da Escola Estadual Josino Brito, que obteve a 1ª colocação no Processo Seletivo para Estagiário do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Enfim, as conquistas são tantas que, citar todas elas, chega a ser uma árdua missão. O importante é a certeza que os resultados alcançados trazem de que a educação estadual tem sido motivo de sucesso e orgulho entre alunos, professores e todos os profissionais que se dedicam diariamente para garantir a qualidade do ensino.

Outros destaques das escolas de Cacoal em premiações e competições estaduais:

Escola Estadual Josino Brito – Destaque em boas práticas pedagógicas das Escolas do Ensino Médio em Tempo Integral.
Escola Estadual Carlos Gomes – Prêmio Experiências de Sucesso em Educação Física Escolar – 1º lugar ao professor: Luiz César Moreira com o projeto “Bocha Adaptada”.

Escola Estadual Carlos Gomes – Campo Limpo: Concurso de desenho e redação promovido pelo Idaron e Apracre – 1º Lugar Desenho ao Estudante Pietro Araújo Ribeiro, com o Tema: “Como preservar o meio ambiente”.

Destaques no joer

Escola Estadual Josino Brito – 1º lugar Judô juvenil, categoria 90 quilos – Aluno Michael Douglas.

Escola Estadual Bernardo Guimarães – A aluna Katriely Piedade Cinta-Larga conquistou: 1º lugar – Natação – 50 metros livre;

1º lugar – Natação – 50 metros peito e; 2º lugar – Natação – 50 metros borboleta

Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida – 1° lugar – Judô juvenil com a estudante Amanda de Oliveira Arraes.

Escola Estadual Cora Coralina – 1º lugar – Xadrez Juvenil com o aluno Everson de Moura Araújo.

Escola Estadual Maria Aurora do Nascimento – 1° lugar – Taekwondo, com o estudante Renner Eliel Pereira Silva.

Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – 1º lugar Judô Infantil Feminino, 58 quilos – com a aluna Raíssa Gama Maia.

Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade – 1° lugar – Tênis de Mesa Infantil Feminino com a estudante Maria Eduarda.

Desafio Nacional Acadêmico – DNA Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade 1° lugar 9º ano A – mediante acompanhamento da orientadora Educacional Maria José e professores voluntários.



Deixe o seu comentário