BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Região Norte do BR tem muita chuva nos próximos dias

Temporais podem ocorrer também nas capitais dos estados. Macapá, Rio Branco e Manaus já superaram a média de chuva normal para fevereiro.

Publicado: 21/02/2019 às 16h25

A circulação de ventos sobre o Brasil tem facilitado a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Norte. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a influência da circulação de um VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera) também têm provocado muita chuva desde o começo de fevereiro. A chuva vai continuar forte sobre o Norte do Brasil nos próximos dias.

Nesta sexta-feira e também no fim de semana, 23 e 24 de fevereiro, quase toda a Região Norte permanece com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. A ZCIT e parte da circulação de um VCAN que estará sobre o Nordeste vão influenciar o Norte do Brasil.

O sol e o tempo seco predominam apenas em Roraima. Todos os demais estados terão várias pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia principalmente na sexta-feira e no sábado, dia 23. A chuva pode ser forte e volumosa inclusive nas capitais.

No domingo, 24, as áreas de instabilidade devem enfraquecer sobre o Tocantins, no interior do Pará e no norte e leste do Amazonas permitindo que estas áreas tenham maiores períodos com sol.

Amapá e o litoral do Pará, incluindo as capitais Macapá e Belém devem receber grandes volumes de chuva especialmente no fim de semana.

Chuva de fevereiro supera a média em algumas capitais

Os temporais têm sido frequentes neste mês de fevereiro, inclusive nas capitais dos estados. Macapá, Rio Branco e Manaus já superaram a média de chuva normal para o mês. Belém, Porto Velho e Palmas estão com acumulados pouco abaixo da média. Apenas Boa Vista, capital de Roraima, não tem tido chuva, o que é comum por lá nesta época que normalmente é de seca.

Confira o balanço parcial da chuva de fevereiro nas capitais da Região Norte, considerando o total acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 21 de fevereiro (horário de Brasília), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

Foto: Climatempo
Foto de Leandro Fernandes, Manaus (AM)

 

Por CLIMATEMPO

Deixe o seu comentário