Porto Velho/RO, 28 Março 2024 20:56:41
Diário da Amazônia

Regularização fundiária

 O senador Acir Guargacz (PDT), tem pautado seu trabalho no Congresso Nacional em bandeiras importantes para o desenvolvimento econômico..

A- A+

Publicado: 25/08/2019 às 06h00min

 O senador Acir Guargacz (PDT), tem pautado seu trabalho no Congresso Nacional em bandeiras importantes para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia, focando entre eles na regularização fundiária urbana e rural. Ele tem destacado em suas ações, a Lei 13.465/2017, que normatiza a legalização de terras, no âmbito da Amazônia Legal, oferecendo mecanismos jurídicos e eficientes aos assentados da reforma agrária. 

     Cercados pela fumaça! 

      Rondônia pela sua posição geográfica privilegiada nestes últimos dias acabou cercada pela fumaça que tem origens, no Mato Grosso, sul do Amazonas e da Bolívia, onde existem mais de cinco mil hectares em chamas.  A fumaceira nos quintais dos vizinhos vem acarretando sérios problemas as populações rurais e urbanas rondonienses. Aqui também, no campo e nos perímetros urbanos as queimadas indiscriminadas sacrificam o meio ambiente, assim como a vida das pessoas. Somadas as fogueiras dos que nos cercam, o resultado não poderia ser outro. O fumacê é geral. 

      Vendendo o nosso peixe 

     Um churrasco de tambaqui, assado na brasa, será degustado no próximo dia 7 de setembro, em Brasília por um grupo de 30 jornalistas, liderados pelos profissionais da rádio Nacional AM e FM, Marcelo Ferreira, Wilson Martins e Sandra Santos. Isso ainda é reflexo do sucesso do “Festival do Tambaqui” organizado e realizado na capital federal, pela secretaria de Agricultura, com apoio do governo do estado e parceiros da iniciativa privada. 

      Efeito cascata! 

     Na sombra do tambaqui, Rondônia abre espaço em nível nacional para divulgar a produção de soja, carne, milho e café. Num efeito cascata positivo, gera resultados revelando a força do agronegócio no estado. Um detalhe importante: no dia 19 de setembro, a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, estará em Vilhena iniciando oficialmente plantio de soja para safra 2019/2020, essa é primeira vez que este evento é realizado em Rondônia.     

       Caravana 

      A primeira “Caravana do Leite” organizada pela gerência de Desenvolvimento da Agropecuária, da Secretaria de Agricultura (Seagri), organizada pelo gerente de Desenvolvimento da Pecuária, Cesar Meazi, terá sua abertura oficial no dia 29 de setembro em Porto Velho na Superintendência Federal de Agricultura, as 14:30, partindo às 16:30 para Nova Mamoré. 

       Duas Felizes coincidências

     No próximo domingo, 1º de setembro, o programa “Campo e Lavoura” estará completando 8 anos de transmissão ininterrupta pela Rede TV! das 6:00 às 8:00, levado ao ar aos sábados, mostrando para todo o estado a força do grande, médio e pequeno agronegócio. Outra coincidência: na mesma data em 1969, recebi o registro profissional, com o número 152, na folha 184 do livro número 1º do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul. Tornando-me o jornalista nº 152, naquele estado. Hoje existem mais de mil profissionais formados, no Antigo Colégio Rosário. Atual Puntíficia Universidade Católica (PUC). São 50 anos de profissão, sempre de cabeça erguida com ética respeito. 

 



Deixe o seu comentário