Porto Velho/RO, 25 Março 2024 19:35:24
Diário da Amazônia

Representantes de 30 países estarão em evento

Diplomatas confirmam presença na 5ª edição do Rondônia Rural Show.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 07/04/2016 às 06h05min

Uma comitiva de Rondônia liderada pelo vice-governador Daniel Pereira está em Brasília convidando embaixadores e ministros do corpo diplomático das embaixadas para a apresentação da 5ª Rondônia Rural Show, que será feita pelo governador Confúcio Moura nesta quarta-feira (06), às 15h na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Aproximadamente 30 países com representantes já confirmaram presença. O primeiro ministro da Embaixada da República Popular da China, Wang Wei é um dos convidados que garantiu a ida no evento. Segundo ele, a China tem uma tratativa diferenciada com Rondônia, justamente pelo interesse comum sobre a Ferrovia Transcontinental.

De acordo com Daniel Pereira, é estratégico a consolidação da Ferrovia Transcontinental e por isso a importância dessa aproximação com a China, para que ela seja de fato uma parceira comercial forte do Estado de Rondônia.

A China é um mercado consumidor em potencial, no entanto ainda não compra carne no Estado de Rondônia, porque o produto rondoniense não está dentro do acordo estabelecido pelo mercado europeu. Segundo Daniel Pereira, nos próximos meses, uma missão europeia, articulada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) virá a Rondônia fazer uma vistoria das propriedades e plantas de frigoríficos para ver se elas estão de acordo com as exigências do mercado. “Vencido essa etapa, a carne de Rondônia poderá ser comercializada para todos os países do mundo”, enfatizou.

Para o vice-governador, além das relações comerciais é importante também construir um relacionamento cultural, e a expressão maior de um povo, segundo ele, é a língua. Tanto é que a China tem o Instituto Confúcio que faz a difusão do mandariam ( língua oficial da china). Daniel Pereira ressaltou que o governo do Estado irá conversar com a Universidade Federal de Rondônia e com as instituições privadas que queiram fazer uma parceria com os chineses no intuito de estabelecer uma política de intercâmbio envolvendo alunos das escolas públicas do Estado.

EGITO

O Egito está entre os dez maiores parceiros comerciais de Rondônia e a formalização do convite ao embaixador daquele país para estar no lançamento da Rondônia Rural Show ajuda a aproximar a relação bilateral entre rondonienses e os egípcios, acredita Daniel Pereira. O embaixador Alan Eldin Wagih Mohamed disse que a palestra do governador Confúcio Moura nesta quarta-feira em Brasília para falar das potencialidades de Rondônia irá contribuir para estimular empresários a estar presente no mês de maio em Ji-Paraná, na 5ª Rondônia Rural Show.

A comitiva de Rondônia que está percorrendo as embaixadas e órgãos públicos em Brasília é composta também pelo superintendente de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), Basílio Leandro de Oliveira e pelo o professor Elder Risler, da coordenadoria técnica Legislativa do Estado.



Deixe o seu comentário