Porto Velho/RO, 18 Março 2024 22:08:01
Capital

Restam poucos lotes da vacina pentavalente em Porto Velho

A vacina pentavalente garante a proteção para cinco tipos de doenças a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria..

Por Redação RedeTV Rondônia
A- A+

Publicado: 21/01/2020 às 17h31min | Atualizado 27/01/2020 às 15h05min

A vacina pentavalente garante a proteção para cinco tipos de doenças a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza do tipo b que provoca infecções no nariz e na garganta.

Em 2019 o Brasil adquiriu um pouco mais de 6 milhões de dose da vacina pentavalente. Porém o produto só começou a chegar em agosto de forma escalonar.

Em virtude disso a vacina estava com abastecimento suspenso. O estado de Rondônia recebeu na semana passada 11 mil doses da vacina que foram repassadas aos 52 municípios. Porto Velho por concentrar o maior público tem em torno de 8 mil crianças em idade de vacinação das 2.450 doses restam apenas pouquíssimos lotes.

Mas o que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde é que das 2.450 doses da vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde acabam daqui a duas semanas. E por conta disso deixaram de serem imunizadas.

A vacina pentavalente é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. A partir de um ano são feitos os reforços ou complementações para doses de difteria, tétano, coqueluche.

Com a falta da vacina nos postos de saúde em Porto Velho uma das recomendações para os pais é aguardar a próxima remessa dos medicamentos que deve ser enviada pelo Ministério da Saúde aos estados.

 



Deixe o seu comentário