Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:42:34
Diário da Amazônia

Resultado do paciente com suspeita de ebola sai em até 24h; paciente está sem febre

O sangue do paciente com suspeita de ebola, Souleymane Bah, foi colhido na manhã desta sexta-feira (10) para a realização do exame que..

A- A+

Publicado: 10/10/2014 às 15h23min | Atualizado 24/04/2015 às 23h53min

O sangue do paciente com suspeita de ebola, Souleymane Bah, foi colhido na manhã desta sexta-feira (10) para a realização do exame que vai confirmar ou descartar a infecção pelo vírus.

O resultado sai em até 24 horas, segundo disse o ministro Arthur Chioro (Saúde) em coletiva nesta manhã. Independentemente do resultado, um novo exame deverá ser feito 48 horas depois do primeiro.

O paciente não apresenta febre desde que foi atendido pela UPA de Cascavel (PR), na tarde desta quinta-feira (9), com temperatura medida em 36,6º. O paciente, no entanto, relatou ter tido febre nesta quarta (8) e na quinta. Por conta da febre e por seu histórico de ter vindo da Guiné (um dos países mais afetados pelo ebola), Bah foi classificado como caso suspeito.

Ao chegar à UPA, o paciente relatou ter tido, além da febre, tosse e dor de garganta. Foi realizado um teste para malária, doença já descartada.
O ministério informou que 64 pessoas foram identificadas como contatos do paciente, sendo que 60 delas foram na UPA, além de dois casais que estavam na mesma residência que Bah. “Todos os contactantes foram considerados de baixo risco”, disse o ministro.

Apenas três profissionais de saúde que mantiveram contato mais direto com o paciente terão as temperaturas medidas duas vezes por dia; as demais pessoas terão as temperaturas medidas uma vez ao dia.

ENTROU POR GUARULHOS

O paciente saiu da Guiné no dia 18 de setembro, fez escala no Marrocos, e chegou ao Brasil no dia 19 de setembro via o aeroporto de Guarulhos.
Chioro afirmou que pessoas que viajaram com o paciente ou outras pessoas que tiveram contato com Bah até o início da manifestação dos sintomas -no dia 8 de setembro- não correm risco de uma eventual infecção.

“Quero destacar que a situação está sob controle, todos os procedimentos do protocolo foram efetivamente aplicados com muito êxito”, disse o ministro.
A Organização Mundial da Saúde foi informada sobre o caso suspeito na madrugada desta sexta.



Deixe o seu comentário