Porto Velho/RO, 22 Março 2024 20:59:18
Diário da Amazônia

Reunião traça estratégia no combate à violência

Ações que visam o fortalecimento do sistema foram abordadas em Machadinho.

Por Redação
A- A+

Publicado: 26/01/2019 às 11h04min

O Ministério Público de Rondônia (MP/RO) realizou reunião com diversas autoridades do Município de Machadinho do Oeste, em que foram definidas ações e programas que visam ao fortalecimento do sistema de segurança pública naquela cidade.

A reunião teve a participação de autoridades do Executivo, Legislativo e de segurança. – Foto: Divulgação

Ocorrida no último dia 21, a reunião foi conduzida pela promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais e teve a presença do vice-prefeito de Machadinho; da presidente da Câmara Municipal e vereadores; dos Comandantes da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental; de Delegados de Polícia Civil, além de representantes da sociedade civil.
Como temas centrais da reunião, a promotora apresentou proposta de revitalização do Conselho Municipal de Segurança e, também, alguns modelos de ações integradas, procedimentos, programas, todos envolvendo a parceira entre órgãos públicos e a sociedade civil, visando reduzir os índices de crimes praticados no Município.

No que diz respeito à revitalização do Conselho Municipal de Segurança, a sugestão foi acatada pelos presentes, tendo sido definida a composição do órgão por representantes da Polícia Militar; Polícia Civil; Polícia Ambiental; Prefeitura; Câmara Municipal; Ministério Público; OAB; Defensoria Pública; Rede Bancária e comércio em geral.

Na ocasião, a Integrante do Ministério Público também apresentou medidas, adotadas em outros municípios e Estados, que tiveram êxito em coibir a criminalidade, tais como a criação de uma rede protetora de vizinhos; meios alternativos de alarmes; estabelecimento de uma parceria público-privada para instalação de câmeras de segurança em toda a zona urbana e custeamento de despesas com policiamento na zona rural.

Como resultado da reunião, ficou acordado que, após deliberação e verificação da viabilidade das medidas, a Comissão de Segurança multissetorial decidirá, em 10 dias, quais as providências consideradas mais adequadas à realidade local, visando fortalecer todo o sistema de segurança com apoio e acompanhamento da sociedade civil.



Deixe o seu comentário