Porto Velho/RO, 20 Março 2024 21:15:19
Diário da Amazônia

Revoltados, pais de alunos pedem que escola seja fechada

Alguns manifestantes chegaram a pedir a renúncia do prefeito Francisco Sobreira de Soares, o “Careca”.

Por Joel Elias Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 01/03/2016 às 07h00min | Atualizado 01/03/2016 às 15h17min

Alunos foram às ruas pedir condições para estudar

Alunos foram às ruas pedir condições para estudar

A população do distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari, foi às ruas ontem para protestar contra o descaso no município. Organizados, os manifestantes saíram em carreata ruas pelas principais vias do distrito, distante cerca de 90 quilômetros do centro urbano do município.

A revolta da população é por causa do atraso no início do ano letivo nas escolas do distrito. Triunfo é atendida por três estabelecimentos de ensino. Um do Estado e dois do município. Os do município, a escola de Ensino Fundamental Jonatan Coelho Neiva não funciona por falta de estrutura.

No estabelecimento apenas uma sala de aula tem condições de receber os alunos, mas ela está sendo ocupada pelos professores que, por determinação da Secretaria de Educação do município, têm que dá expediente normal como se a escola estivesse funcionado.

O prédio está todo deteriorado, os banheiros sem funcionar e infestado de fezes de rato e morcego. O estabelecimento necessita de uma reforma urgente, segundo afirmaram os manifestante que exigem a realização da obra pela prefeitura de Candeias do Jamari.

Na creche Leonora Atanásio, apenas os alunos da área urbana do distrito estão frenquentando aulas. Os da zona rural, que corresponde a cerca de 30% dos alunos não estão estudando por causa da falta de ônibus escolar.

Mas a creche irá fechar na próxima quarta-feira, 2, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em comum acordo entre os pais dos alunos e a direção do estabelecimento.

Ainda na creche, no ano passado passado, sem merenda escolar, a direção do estabelecimento pediu a ajuda do pais, que tiraram dinheiro do próprio bolso para custear a alimentação dos filhos, conforme afirmou Daniela Estela.

Os manifestantes também pediram providências urgentes para que o sistema de saúde do distrito, de responsabilidade da prefeitura, funcione. Eles reclamam que a saúde está sucateada e isso tem gerado o péssimo serviço que está sendo prestado. Alguns chegaram a pedir a renúncias do prefeito Francisco Sobreira de Soares, o “Careca”. (Joel Elias)



Deixe o seu comentário