Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:26:14
SAÚDE

Risco de ataque cardíaco. Três passos para proteger o seu coração

Atitudes simples como boa alimentação e exercícios físicos vão fazer você viver mais e melhor.

A- A+

Publicado: 05/02/2020 às 15h15min

Em 14 de fevereiro é marcado como o Dia Nacional do Doente Coronário, patologia que afeta as artérias coronárias, responsáveis pelo fornecimento de oxigênio e nutrientes às células musculares do coração. Sofia Oliveira Pinto, nutricionista Clínica de Estética e Medicina Integrativa da Liga – CEMIL, partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião sobre o tema. A principal causa desta doença é a aterosclerose que se caracteriza pela deposição de substâncias gordas (como o colesterol) e outros elementos transportados pela corrente sanguínea nas paredes internas das artérias.

São vários os fatores de risco que contribuem para a formação de placas de aterosclerose, entre eles o excesso de peso, tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e Diabetes Mellitus. Sabendo que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, é fundamental adotar um estilo de vida mais saudável e protetor da saúde.

Do ponto de vista alimentar, pequenas mudanças podem ajudar a proteger o seu coração:

– Limitar o consumo de sal a cinco gramas por dia, quantidade equivalente a uma colher de chá. A grande maioria do sal consumido encontra-se escondida nos alimentos que compramos, motivo pelo qual a leitura e comparação de diferentes rótulos se reveste de grande importância na realização de escolhas mais conscientes. Também pelo mesmo motivo é importante reduzir ao máximo a adição de sal na confecção das refeições, substituindo-o por especiarias e ervas aromáticas.

– Aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes – são ricos em micronutrientes e substâncias com propriedades antioxidantes (como a vitamina C, E, selênio e carotenoides), os quais desempenham um papel de relevo na promoção da saúde cardiovascular. São ainda uma fonte importante de fibra, a qual pode contribuir para uma melhoria do perfil lipídico na medida em que promove uma diminuição da absorção intestinal de colesterol. A OMS recomenda a ingestão mínima de 400 gramas de hortofrutícolas diariamente, valor que pode ser alcançado através do consumo de duas sopas de hortícolas, a inclusão de vegetais no prato principal e a ingestão de três peças de fruta.

-Privilegiar o consumo de fontes de gordura insaturada (azeite, pescado e frutos oleaginosos) em detrimento de fontes de gordura saturada (carnes, queijos e leite gordos, banha, manteiga, natas, produtos embutidos e confeitaria) cujo consumo está associado ao aumento do colesterol LDL, vulgarmente conhecido como ‘mau colesterol’. Pelo contrário, a gordura monoinsaturada está associada à sua diminuição enquanto que os ácidos gordos ômega-3 (de natureza polinsaturada) se associam ao aumento do colesterol HDL (‘bom colesterol’).

Siga estas recomendações como parte integrante de uma alimentação saudável e concilie com a prática regular de atividade física.

Fonte: Noticias ao Minuto



Deixe o seu comentário