Porto Velho/RO, 26 Março 2024 04:09:33
Diário da Amazônia

RO avança em obras e dá mais um salto no desenvolvimento em parceria com o Governo Federal

Rondônia está na rota do desenvolvimento com diversas obras em eixos essenciais para o avanço social, sustentável e econômico, e essas..

A- A+

Publicado: 02/10/2020 às 15h17min | Atualizado 02/10/2020 às 15h19min

Foto: Divulgação

Rondônia está na rota do desenvolvimento com diversas obras em eixos essenciais para o avanço social, sustentável e econômico, e essas iniciativas estão sendo acompanhadas de perto pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que esteve essa semana vistoriando o andamento de importantes serviços em Machadinho d’Oeste, Ariquemes, Buritis e Ji-Paraná. Ele ainda anunciou os impactos positivos para o Estado através do alinhamento com o Governo Federal.

Nesta sexta-feira (2), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, está no Estado para dar start e celeridade em obras do Governo Federal em Rondônia. ‘‘Eu tenho a alegria de ter o alinhamento com o presidente Bolsonaro e com os ministros, e fui surpreendido positivamente com a agenda do ministro da Infraestrutura em Rondônia, pois ele é requisitado em diversos estados, e está visitando obras em todo o Brasil’’, disse o governador.

Esse alinhamento vem para somar com as iniciativas estaduais. O governador acompanhou a inauguração de duas usinas solares em Machadinho d’Oeste e Buritis, os investimentos feitos em escolas em Ariquemes e Buritis, fiscalizou a pavimentação da estrada estadual RO-133 em Machadinho d’Oeste e encerrou a agenda vistoriando as obras da cabeceira da ponte sobre o rio Urupá, na RO-135, em Ji-Paraná e como de praxe, ele ainda atendeu a imprensa para prestar informação sobre o andamento de obras na região.

‘‘Temos o compromisso de desenvolver todo o Estado, tanto que estamos fazendo obras em distritos e localidades menores. Precisamos pegar todas as obras paradas há muitos anos e resolver, pois temos que fazer as obras necessárias para a população e que cumpram a suas finalidades. E para isso dei ao DER a missão de ter obras no Estado inteiro. Foi feito o mapeamento dessas obras e estamos trabalhando nisso’’, conta o governador.

Em Ji-Paraná, na última quinta-feira (1), durante entrevista a uma emissora de rádio local, ele pontuou as obras da cabeceira da ponte sobre o rio Urupá, o anel viário e o aeroporto. ‘‘Temos a obra da ponte que o trabalho segue firme, assim como no anel viário, inclusive com ciclovia, além do melhoramento do acesso ao aeroporto. Tem outra via sendo executada e todo o cercamento do aeroporto que já está pronto’’, disse o governador.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Elias Rezende, explicou os esforços que são feitos no aeroporto de Ji-Paraná. ‘‘Encontramos esse aeroporto com obras paradas há muito tempo, por exemplo, a cerca patrimonial que é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estava parada e nós a concluímos, mas para isso tivemos que superar outro problema que eram as famílias residindo onde a cerca deveria passar e com diálogo a questão foi resolvida. Abrimos uma estrada paralela. E a certificação do aeroporto ainda vai exigir retirar o talude (morro) e terraplanagem no entorno da pista, e nós estamos fazendo isso. Não está parado, está em execução’’, esclarece.

Marcos Rocha lembrou que todos esses investimentos para a população estão sendo possíveis depois de um trabalho firme para a conquista do saldo orçamentário positivo após receber o Estado com R$ 470 milhões de déficit. ‘‘Fizemos o planejamento estratégico para de fato pudéssemos levantar o Estado’’. Atualmente Rondônia alcançou triplo A em solidez fiscal, apenas dois estados foram classificados nessa condição no Brasil. Tem trabalhado com responsabilidade com o recurso público e está no topo da transparência em avaliações nacional e internacional. (Secom)



Deixe o seu comentário