Porto Velho/RO, 19 Março 2024 23:53:46
Diário da Amazônia

RO participa do 1° Fórum Internacional de Festivais de Cinema

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho, é um dos três festivais de cinema ambiental..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 09/10/2018 às 09h21min

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um dos 40 do mundo, que participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Seia, Portugal, de 13 a 15 de outubro de 2018.

O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente, é realizado durante a 24ª Edição do CineEco 2018 – 24º Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, em colaboração com a Green Film Network (GFN), sendo um dos mais antigos festivais de cinema ambiental do mundo. A Green Film Network (GFN) é uma plataforma de 40 festivais ambientais mundiais considerados os mais importantes do planeta.

Este 1º Fórum, que acontece no primeiro dia do festival e que conta com mais dois dias de atividades, tem já assegurada a presença de 37 diretores de festivais de cinema ambiental de todo o mundo, além de outros reputados oradores internacionais, como o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, que foi um dos homenageados do Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental em 2016 por sua luta em defesa da Amazônia Brasileira.

Para a diretora executiva do Cineamazonia, Fernanda Kopanakis, a participação neste fórum “é o reconhecimento da importância do Cineamazonia no contexto de se debater os impactos ambientais através da produção audiovisual, principalmente na defesa da Amazônia e dos povos que aqui vivem”. A participação do Cineamazonia entre 40 festivais de todo mundo é ponto importante para que “possamos reforçar os laços e promover o debate e a reflexão sobre a relevância das plataformas audiovisuais que promovem mudanças sociais e de sustentabilidade em todo mundo” destaca Fernanda Kopanakis.

O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente reúne festivais com temática ambiental da Albânia, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, República Tcheca, República Dominicana, França, Alemanha, Índia, Irão, Itália, Japão, Kosovo, Malásia, México, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Coréia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos e Portugal. Do Brasil, além do Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, participam apenas o FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado na cidade de Goiás e o Filmambiente – International Environmental Film Festival do Rio de Janeiro.

A programação conta com a apresentação dos 40 festivais de cinema ambiental que integram a Green Film Network, no dia 13 as 10:00 horas, além das conferencias e debates discutindo temas tais “Como maximizar o impacto através dos festivais” e “Como crescer como proposta cultural de atração turística e de públicos” ambas no período da tarde. No domingo, 14 de outubro, acontece a Assembleia Geral da Green Film Network (GFN) e a Assembleia geral e resolução final.



Deixe o seu comentário