Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:39:59

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 29/01/2020 às 08h35min

A- A+

RO registra recuo na geração de trabalho com carteira assinada

Gol de placa e gol contra O ministro Paulo Guedes trouxe dois resultados de Davos (Suíça), onde participou do Fórum Econômico Mundial,..

Gol de placa e gol contra

O ministro Paulo Guedes trouxe dois resultados de Davos (Suíça), onde participou do Fórum Econômico Mundial, neste ano com pauta voltada para os problemas causados pelos rigores climáticos. O primeiro foi um gol de placa: apesar das intrigas palacianas, falta de base no Congresso e confusões na Justiça, convenceu investidores importantes de que o Brasil dá condições para que enriqueçam sem embaraços. O segundo, costumeiro quando se refere à Amazônia, foi desastroso: acusou os famintos pela destruição ambiental, recebendo uma chuva de críticas que manterão investidores também importantes com um pé atrás.

Para estes, a cautela recomenda esperar que o Conselho da Amazônia dê bons conselhos ao governo, que este resolva a briga interna entre suas alas, o Congresso não se entregue tão rápido aos assuntos eleitorais e a Justiça se defina mais como colegiado que “cada cabeça, uma sentença”.

O ministro Paulo Guedes é um fervoroso defensor dos interesses dos ricos, mas os mais ricos do mundo, reunidos em Davos, devem ter gargalhado ao ouvir que a “pobreza” é o pior inimigo do meio ambiente. A pobreza, na verdade, agrava-se com a destruição movida pela ganância criminosa que suga as riquezas da floresta sem proveito aos pobres acusados de destruí-la. Claro que as gargalhadas dos ricos foram curtas, pois também vão perecer se o mundo for devorado pelo apocalipse ambiental.

…………………………………………..

A repercussão

Nos últimos dias teve repercussão nos bastidores o convite do MDB ao juiz aposentado Walter Waltenberg para ser o candidato a prefeito do partido de Confúcio Moura  e Valdir Raupp em Porto Velho e a intempestiva reação do possível candidato a prefeito do PSL, deputado estadual Eyder Brasil sobre os ataques que sofreu, desferidos por  alguns jornais eletrônicos que achacam os políticos locais, que diga-se de passagem é um hábito corriqueiro nestas bandas desde que surgiram. E a campanha nem começou ainda…

Projetos polêmicos

Com projetos polêmicos tratando da reforma tributária – com três propostas diferentes apresentadas – na reforma administrativa que vai extinguir a estabilidade dos servidores públicos nomeados após a aprovação da reforma, o Congresso Nacional voltará do recesso discutindo a ressurreição da prisão em segunda instância. Sem dúvidas será um primeiro semestre movimentado e com grandes embates nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Tragédias naturais

As recentes tragédias naturais causadas pelas chuvas em Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro, nos faz lembrar das promessas do governo federal no caso das enchentes em Porto Velho em 2014. As promessas de apoio com recursos dos governos estaduais e da União ficaram só no papo e o prefeito da época Mauro Nazif acabou dispondo do erário da municipalidade na recuperação da cidade e com isto sacrificando importantes áreas de serviços – e prejudicando sua reeleição. 

Geração de empregos

As últimas estatísticas do Cadastro Geral de Empregos-Caged referentes a 2019 deixou claro o recuo na geração de postos de trabalho com carteira assinada em Rondônia. O que se viu, pelo menos em Porto Velho, foi mais fechamento de empresas do que abertura de novas nos últimos anos. Também se constata que o aluguel de salas comerciais   segue em baixa, como dos prédios corporativos. A expectativa é que a geração de empregos só melhore na capital depois de março.

Malária aumentou

Se de um lado tivemos o recuo na geração de empregos no estado de Rondônia, já com relação a malária os levantamentos dão conta de que doença aumentou, com 10 mil casos registrados ao longo de 2019. Não é um índice assustador como nos tempos da colonização, mas já preocupa. Com isto as autoridades municipais e estaduais já começaram janeiro de cabelos em pé e com novas campanhas para reduzir os anofelinos, responsabilizados também pela dengue, zica, etc.

Via Direta

*** Deputados federais, senadores e políticos enciumados com a popularidade do ministro da Justiça e Segurança pública Sérgio Moro  seguem tramando a redução dos poderes do carrasco dos corruptos e pedindo sua cabeça *** As intrigas para separar Moro de Bolsonaro são quase que diárias no Planalto *** O Congresso Nacional vota assim que acabar o recesso parlamentar o restante do Plano Mais Brasil do presidente Jair Bolsonaro, flexibilizando o Pacto Federativo *** A construção civil toma impulso em Porto Velho em 2020, principalmente no bairro Embratel e  cercanias do Shopping com a construção de novos arranha-céus *** Alguns municípios brasileiros se mobilizam pela redução de cadeiras de vereadores e deputados estaduais *** Em Rondônia é difícil que aconteça isto já que os servidores  “fantasmas” seriam os principais prejudicados e eles tem voz ativa nestas bandas ajudando a custear os políticos com as famosas rachadinhas.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas