Porto Velho/RO, 19 Março 2024 14:53:04
Rádio Alvorada

Rocha destaca importância de se combater a corrupção

O discurso do governador vai ao encontro da linha de atuação apresentada pelo superintendente Miguel Maurício Kurilo

A- A+

Publicado: 05/08/2019 às 07h04min

A prevenção, visando contribuir para o enfrentamento da corrupção e o combate implacável de atos ilícitos, foi apontada como linhas definidas de atuação durante a posse do novo superintendente da Controladoria-Geral da União em Rondônia (CGU), Miguel Maurício Kurilo, para a gestão 2019/2023, ocorrida na tarde de quinta-feira (1º), no auditório da reitoria do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Na ocasião, o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, enalteceu todo o trabalho da CGU e reforçou as ações fundamentadas no combate à corrupção e no uso eficiente dos recursos públicos. (mais…)

O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, presidiu a cerimônia de posse do novo superintendente e reforçou a defesa de ações conjuntas e articulada entre os órgãos no combate à corrupção e, inclusive, defendeu uma aproximação entre os órgãos de controle e gestores, sendo efetiva e de construção de soluções para um melhor caminho possível.

Ao fazer uso da palavra, o governador Marcos Rocha parabenizou o superintendente Miguel Maurício Kurilo pela importante função que assume e, ao mesmo tempo, agradeceu à Controladoria Geral da União lembrando que assumiu o governo fortalecendo os objetivos alicerçados no combate à corrupção e no uso eficiente dos recursos públicos. Fato que, confirmado pelo chefe do Executivo, começou a ser concretizado no lançamento do pacote anticorrupção e no fortalecimento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.

“É oportuno que esse agradecimento seja feito na presença do Ministro Wagner Rosário. A CGU-Rondônia tem sido uma importante parceira proporcionando avanços na qualidade do nosso controle. Não só a CGU como demais órgãos de Controle Externo como TCE, MPE, MPF e outros. A importância da CGU nesse processo de melhoria do Sistema de Controle do Estado se dá não só pela eficiência de suas fiscalizações e auditorias, mas, principalmente, por dialogar e trocar experiências com Poder Executivo do nosso Estado, orientando, apresentando boas práticas, capacitando e atuando em parceria através de termos de cooperações técnicas com a nossa Controladoria-Geral do Estado”, argumentou o governador.

O discurso do governador vai ao encontro da linha de atuação apresentada pelo superintendente Miguel Maurício Kurilo que tonificou a prevenção que possa contribuir para o enfrentamento da corrupção, por disseminar uma cultura responsável na gestão dos recursos, ampliar a percepção de risco e inibir a prática de ilícitos, bem como medidas implacáveis com os que cometem a corrupção.

Dessa forma, o superintendente citou o tema “prevenção e combate à corrupção” como linha definida de atuação da CGU e que dará ênfase à missão.  Durante seu pronunciamento, o superintendente também citou algumas atividades desenvolvidas e agradeceu ao governador Marcos Rocha pela disponibilidade, proatividade e dedicação de toda sua equipe, principalmente ao controlador Geral do Estado, Francisco Neto, que, juntos, buscam soluções e inovações com o viés de impedir e dificultar a prática da corrupção nos órgãos do Estado, bem como incrementar valor às instituições públicas no desempenho.

Marcos Rocha destacou ser notória que a troca de informações e parcerias estabelecidas entre os órgãos de controle interno e externo são essenciais para que o Estado aplique seus recursos de maneiras eficiente, eficaz e efetiva dentro dos parâmetros legais e ofereça serviços dignos e de qualidade para o cidadão de Rondônia. “A união é importante porque cada objetivo alcançado, cada meta atingida é mérito de todos e não de A ou B. Desejo ao superintendente Miguel Maurício Kurilo, muita sorte para cumprir sua missão e que continue, através das ações da CGU, ajudando o Estado de Rondônia a se desenvolver. Deixo também a mensagem e o desejo de que a transparência, o respeito e a qualidade de vida do cidadão de Rondônia sejam forças motrizes do Sistema de Controle do Estado de Rondônia. Pois, podemos dizer que a soma de todos os controles internos e externos, federais, estaduais e municipais representam o Sistema de Controle do Estado”, frisou o governador aproveitando para parabenizar o ministro Wagner Rosário pela escolha do superintende.

Também estiveram presentes à cerimônia o reitor do Ifro, Uberlando Tiburnio Leite; superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Caio Rodrigo Pellim; procurador-chefe do Ministério Público Federal em Rondônia, Daniel Azevedo Lôbo; secretário-executivo da CGU, José Marcelo Castro de Carvalho.



Deixe o seu comentário