Porto Velho/RO, 31 Março 2024 12:45:43
Diário da Amazônia

Roedor é o primeiro mamífero extinto por causa do aquecimento

A Austrália declarou oficialmente extinto, nesta terça-feira, um roedor da Grande Barreira de Corais. O animal da espécie Melomys..

Por Extra Online
A- A+

Publicado: 20/02/2019 às 16h44min

Foto: Reprodução Internet

A Austrália declarou oficialmente extinto, nesta terça-feira, um roedor da Grande Barreira de Corais. O animal da espécie Melomys rubicola (Bramble Cay melomys), acredita-se, é o primeiro mamífero que foi dimizado por mudanças climáticas induzidas pelo homem.

O roedor habitava uma pequena ilha de areia no extremo norte da Austrália, próximo à costa da Papua Nova Guiné. O animal não era visto há uma década e sua extinção foi divulgada em um estudo de 2016, mas oficializada pelo governo australiano esta semana.

Pesquisadores da Universidade de Queensland determinaram que alguns dos principais fatores do desaparecimento da espécie foi a repetida inundação ocêanica, em várias ocasiões, ao longo da última década que causou a perda do habitat natural do mamífero e a mortalidade direta dos roedores.

O ministro do Meio Ambiente da Austrália anunciou que o roedor foi incorporado oficialmente à lista de animais extintos. Os pesquisadores tentaram rastrear as espécies em 2014, mas não encontraram vestígios. O Melomys rubicola, considerado a única espécie endêmica de mamíferos da Grande Barreira de Corais, foi descoberto pela primeira vez na região em 1845 por europeus que atiraram nos “grandes ratos” por esporte.



Deixe o seu comentário