Porto Velho/RO, 19 Março 2024 06:21:16
SAÚDE

Rondônia abre chamamento público para adquirir testes de Covid-19

O governo de Rondônia abriu quatro chamamentos públicos de caráter emergencial nesta segunda-feira (30) para adquirir 2 mil testes..

A- A+

Publicado: 30/03/2020 às 16h49min | Atualizado 30/03/2020 às 18h02min

Foto ilustrativa mostra resultado positivo para o novo coronavírus — Foto: Dado Ruvic/Reuters/Arquivo

O governo de Rondônia abriu quatro chamamentos públicos de caráter emergencial nesta segunda-feira (30) para adquirir 2 mil testes rápidos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (veja aqui quais são). Interessados podem aderir os chamamentos até a próxima quarta-feira (1º).

Por meio da Superintendência Estadual de Licitações (Supel), o estado também pede material permanente e a contratação de empresa especializada para auxiliar no transporte inter-hospitalar de pacientes. Segundo a Supel, outros chamamentos estão previstos de serem publicados nesta semana.

De acordo com a superintendência, o objetivo é detectar mais rápido os casos suspeitos, liberar os negativos e isolar os positivos. A Supel também revela dificuldade em relação à quantidade de fornecedores por conta da paralisação global.

Rondônia chegou a ficar dois dias sem a realização de exames para detectar Covid-19 em pacientes suspeitos. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o motivo foi a falta dos kits, que deveriam ter sido entregues no início da semana, mas só chegaram no estado no domingo (29) devido a “instabilidade no fluxo aéreo”. Com a chegada dos kits, os testes voltaram a ser realizados no mesmo dia.

Seis infectados
Até a tarde desta segunda-feira, Rondônia soma seis casos confirmados para Covid-19. São eles:

Ji-Paraná: Paciente de 29 anos, que mora em São Paulo, e que esteve na cidade a trabalho;

Porto Velho: Pacientes de 35 anos e 45 anos. Ambos apresentaram sintomas depois de retornarem de viagens;

Porto Velho: Pacientes de 39 anos e 36 anos. Os dois são um casal de Porto Velho. O homem foi diagnosticado com a doença após voltar de São Paulo e a mulher apresentou sintomas depois que o marido retornou de viagem;

Porto Velho: Paciente de 31 anos. Ela não tem histórico de viagem para outro país com transmissão de Covid-19 nos últimos 15 dias.

Fonte: G1 RO



Deixe o seu comentário