Porto Velho/RO, 19 Março 2024 10:58:18
Diário da Amazônia

RONDÔNIA/ACRE: Obra da ponte do Abunã tem nova etapa concluída

O aterro do lado Acre da ponte sobre o Rio Madeira chega a nove metros de altura e é mais uma etapa da obra que está chegando ao final.

Por Jocenir Santanna
A- A+

Publicado: 30/09/2019 às 12h54min

A tão esperada liberação da Ponte do Abunã, que já está com a sua parte arquitetônica concluída há mais de dois meses, aguardando somente a construção de um aterro e pavimentação das cabeceiras, está cada vez mais perto da realidade. Nesta semana foi concluído o aterro lado Oeste (Acre).

O aterro do lado Acre da ponte sobre o Rio Madeira, na BR-364, em Abunã, chega a nove metros de altura e é mais uma etapa da obra que está chegando ao seu momento final. Um enorme tapete de grama esmeralda foi plantado para dar sustentação ao aterro e, por sua grandeza, chama a atenção de quem passa pelo local.

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) quer concluir e liberar a ponte ainda este ano. A ligação porá fim há mais de um século de travessia feita através do rio, grande parte deste tempo, por balsas que custam caro e demoram que chegam a levar até 30 horas, em função das longas filas de espera.

A expectativa inicial era de que a ponte fosse entregue no mês de agosto, o que acabou não acontecendo em função da necessidade de se elevar a pista nas duas cabeceiras. Agora, com a primeira parte concluída, resta apenas a cabeceira da parte leste (Rondônia), que é o maior trecho a ser preenchido. Apesar dos trabalhos acontecerem de forma ininterrupta, ainda não há a confirmação de que até dezembro a obra seja concluída.

Nome da Ponte

Há uma mobilização para escolha do nome que batizará a obra, considerada a redenção logística para o Acre. Dois nomes disputam: Dom Moacyr Grechi e Paulo Nunes Leal.



Deixe o seu comentário