BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Rondônia alcança menor taxa de desemprego do país em 2019

Thiago Zanone esperou apenas um dia e logo foi chamado para uma entrevista de emprego.

Publicado: 21/05/2019 às 11h29

O Estado de Rondônia está caminhando na contramão do desemprego, é o que aponta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos primeiros meses deste ano, a taxa de desemprego no país alcançou 12,7%, e estados como Amapá (20,2%), Bahia (18,3%) e Acre (18,0%) tiveram as maiores porcentagens. Já Rondônia (8,9%), Rio Grande do Sul (8,0%) e Santa Catarina (7,2%), se destacaram com as menores percentuais.

O Sistema Nacional de Empregos em Porto Velho (Sine), até o momento, já realizou mais de 2.311 encaminhamentos e ofertou mais de 470 vagas de emprego, enquanto que em 2018 foram realizados apenas 2006 encaminhamentos com 414 ofertas de emprego. As vagas mais procuradas são para as áreas de vendedor, operador de caixa, atendente entre outras.

Thiago Zanone está entre os beneficiados, em tempo recorde conseguiu ser encaminhado para uma entrevista de emprego para a vaga de vendedor externo, e se surpreendeu com a rapidez.

“No primeiro dia eu vim fazer a inscrição pra concorrer as vagas, e no outro dia já tinha uma entrevista de emprego. Eu nem esperava, mas graças a Deus tá dando tudo certo!”, comemora Thiago

O assessor de coordenação do Sine Estadual, João Carlos Costa, explica que a procura por vagas, todos os anos, é grande. Este ano, em Rondônia, a expectativa tem sido boa, embora em outros estados os números tenham sido negativos.

“Hoje nós contamos com oito unidades do Sine estadual que oferecem ao trabalhador a chance de entrar no mercado de trabalho. Nós fazemos o cadastro dos trabalhadores e eles já entram no banco de dados, onde várias empresas vão conhecer o perfil dele. E a que tiver interesse, nós enviamos para a entrevista de emprego”.

A captação é feita tanto de forma presencial na sede localizada na rua Paulo leal, no centro de Porto Velho, quanto pelo site Emprega Brasil, ou pelo whatsapp. A rede social é uma novidade que tem facilitado a vida de quem procura uma vaga, já que por meio dela é possível acompanhar a qualquer momento, as ofertas disponíveis.

“Todos os dias o Sine estadual oferta mais de 30 vagas, e muitas vezes o trabalhador não tem condições de vir aqui, ou acessar as ofertas. E através do acesso ao link do whatsapp ele já fica informado sobre as vagas, o que aumenta a chance de conseguir um emprego”, avalia o assessor de coordenação do Sine.

Sabrina da Silva Peixoto fez o cadastro no Sine estadual e aprovou o atendimento. Ela busca vaga na área administrativa e diz que as orientações oferecidas pelo órgão, são de grande importância, já que muitos chegam despreparados, esquecem os documentos, ou não sabem como agir na entrevista de emprego.

“Eles ajudam a gente a desenvolver, dando até orientações sobre especialização, vestimenta e como agir na entrevista. Eu sempre acompanho tudo pelo site, pelo whatsapp ou pelo facebook. Tô sempre conectada, porque não basta apenas esperar, tem que correr atrás” conclui a candidata.

Por Secom

Deixe o seu comentário